Desporto

Desportivo da Lunda-Sul vence e mantém liderança

Elsa Arroz

Jornalista

A ausência do melhor marcador da equipa, Mussá por acumulação de amarelos, não foi muito sentida no jogo de domingo. A equipa de Saurimo, sensação do campeonato, acabou por fazer mais uma vítima na prova.

04/03/2024  Última atualização 07H59
Com vitória sobre conjunto de Benguela os lundas deram mostras de serem uma equipa com objectivo © Fotografia por: DR

O golo marcado por Cuxixima aos sete minutos, no duelo com o Wiliete de Benguela, acabou por reforçar a liderança na competição.

Em partida pontuável à 15ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, disputada no Estádio Municipal das Mangueiras, o treinador Maurílio Silva fez alterações no onze inicial, todavia, a equipa local não ressentiu a ausência do avançado e melhor marcador do Girabola, Mussá, que cumpre castigo disciplinar, após expulsão no jogo frente ao Desportivo da Huíla, por acumulação de amarelos.

Com total domínio nos primeiros minutos, os donos de casa prepararam o banquete para receber os visitantes das Acácias Rubras com muita " txianda".

Aos sete minutos, numa jogada de contra-ataque iniciada por Betinho, o médio Cuca deu a incumbência ao avançado Cuxixima que tirou toda a defesa do caminho e bateu o guarda-redes, Gui. Estava feito o primeiro da partida, para a alegria dos adeptos lundas.

O golo serviu como um despertador para a turma do professor Pelé, aos 10 minutos o médio Ningui, rematou no meio da rua e assustou o guarda-redes, Rachoni, que agradeceu ao travessão por negar a igualdade ao Wiliete de Benguela.

O Desportivo da Lunda Sul teve três claras oportunidades de golo, mas a falta de eficácia na pontaria falou mais alto. Os pontas de lanças foram incapazes de visar a baliza de Gui. O Desportivo só podia queixar-se de si mesmo, depois de tantas tentativas não concretizadas.

No reatamento, à semelhança da primeira parte, os lundas encostaram o Wiliete contra parede. Com muita pressão, o Desportivo até chegou ao segundo golo por intermédio do defesa central Cedrick, aos 50 minutos, mas o árbitro do encontro, João Goma, não teve dúvidas e anulou o golo por alegado fora de jogo. Uma decisão bastante contestada pela equipa local.

 A recta final foi marcada pelo equilíbrio, onde as duas equipas procuravam jogar no erro do adversário. O Wiliete procurava a todo custo chegar ao golo do empate, de modo a sair da Lunda-Sul com um ponto na bagagem, porém, o treinador Maurílio Silva montou uma esquadra móvel na área defensiva, e os visitantes não conseguiram visar a baliza defendida por Rachoni.

Com este resultado, o Desportivo da Lunda Sul conserva a liderança do Girabola com 31 pontos. Os benguelenses ocupam a sexta posição com 18 pontos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto