Desporto

Desporto escolar com défice de infra-estruturas

Alunos de vários subsistemas de ensino público, na província do Cunene, enfrentam dificuldades de espaços adequados para a prática de educação física e desporto escolar, devido à falta de infra-estruturas.

20/02/2024  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR

De acordo com o director do gabinete da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, em declarações, ontem, à ANGOP, Ondjiva ganhou nos últimos anos alguns espaços desportivos em recintos escolares, designadamente, um campo de relva sintética, na centralidade, e uma quadra na escola de Caculuvale.

Sublinhou que, apesar deste ligeiro crescimento, o sector enfrenta bastantes dificuldades, porque a maior parte das escolas construídas anteriormente não dispõem de infra-estruturas desportivas, nem mesmo para a prática da educação física.

Por este facto, disse, os professores leccionam em espaços inapropriados, com declives, buracos e lamas passíveis de provocar lesões.

Do levantamento feito, referiu que mais de 90 por cento das escolas do ensino geral não têm espaço para o desenvolvimento desta componente social e que a alternativa tem sido os pátios adjacentes às escolas e campos pelados existentes nos diferentes bairros.

"Em estado razoável, existem apenas o Instituto Técnico de Administração e Serviço (ITAS), o Complexo Escolar de Oulondelo, que dispõem de campos multiusos e salas de ginásios, o EFEL, o complexo escolar comandante Cow Boy e o colégio Buleth Salu, que dispõem de uma quadra", frisou.

A nível dos municípios nenhuma escola tem campo, existem sim algumas quadras desportivas erguidas pelas administrações municipais que têm auxiliado nesse sentido.

Domingos de Oliveira lamentou o facto de as instituições de ensino recém erguidas, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), não terem tido em conta estes recintos.

Por este facto, defendeu a criação de novas metodologias para encontrar a melhor solução para os problemas, realçando que a massificação requer  disponibilidade de infra-estruturas desportivas.

Apontou a conclusão dos projectos de reabilitação do campo dos Castilhos e do pavilhão multiusos de Naipalala, como crucial para alavancar a prática do futebol e das modalidades de sala, sobretudo, devido às questões climáticas. Entretanto, fez saber que no âmbito do "desporto escolar”, decorrem desde finais de Janeiro, as competições inter-escolar para conformação das equipas que participarão da fase municipal e provincial, visando o zonal sul.

, a decorrer no Cuando Cubango.

O responsável enalteceu a importância dos jogos escolares na perspectiva do desenvolvimento do conhecimento sobre a ética desportiva, tais como o espírito de "fair play”, o intercâmbio sociocultural e desportivo e o hábito de trabalho em grupo.

De realçar que o Cunene foi campeão nacional na modalidade de futebol dos jogos escolar realizados em 2020, na Huíla, e terceiro classificado da mesma modalidade, em 2023, nos jogos nacionais, realizados em Malange.

Já no atletismo, tem vindo a conquistar várias medalhas de ouro, prata e bronze no zonal sul e nacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto