Política

Destacada importância da Batalha do Cuito Cuanavale

A embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, destacou a importância da Batalha do Cuito Cuanavale no processo que levou à queda do regime do Apartheid na África do Sul e à independência da Namíbia.

24/03/2024  Última atualização 10H07
Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata © Fotografia por: DR
A diplomata, que discursava num acto que marcou a celebração do 23 de Março, Dia da Libertação da África Austral, acrescentou que a vitória na célebre batalha pôs fim ao domínio colonial na região austral do continente.

De acordo com um comunicado da Embaixada em França enviado ao Jornal de Angola, o evento representa mais um marco na trajectória de cooperação e solidariedade entre os países da região austral de África, reafirmando o compromisso de Angola em contribuir para o fortalecimento da comunidade.

Durante o acto, em que participaram representantes de nove Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foram ouvidas declarações políticas dos embaixadores de países como o Zimbabwe, República Democrática do Congo, África do Sul e Botswana.

Em seguida, os convidados foram brindados com uma apresentação artística que celebrou a rica diversidade cultural da região, incluindo danças angolanas como a Kizomba, o Semba e a Rebita, bem como uma vibrante performance de uma banda de Rumba Congolesa.

O programa da actividade culminou num convívio, onde os participantes puderam desfrutar de quitutes e iguarias representativas da gastronomia dos diversos países da SADC.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política