Economia

Desvios nas rotas do Mar Vermelho aumentam procura de petróleo em Singapura

A crise no transporte marítimo no Mar Vermelho deu fôlego ao mercado de crude em Singapura que, em Janeiro de 2024, vendeu 4,9 milhões de toneladas de petróleo, uma subida de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados da Autoridade Marítima e Portuária daquele país asiático, adiantados pela Bloomberg.

16/02/2024  Última atualização 13H04
Este é o segundo mês de ganhos acentuados em Singapura, um dos portos mais movimentados do mundo, depois de em Dezembro ultrapassar os cinco milhões de toneladas de vendas © Fotografia por: DR
A mesma fonte que  acrescentou que este é o segundo mês de ganhos acentuados em Singapura, um dos portos mais movimentados do mundo, depois de em Dezembro ultrapassar os cinco milhões de toneladas de vendas de combustível naval, o maior volume mensal registado desde 1995.

Os dados da Autoridade Marítima e Portuária da Singapura detalha que o aumento da procura deve-se ao facto de os navios de mercadorias evitarem atravessar o Canal do Suez por causa dos ataques houthis, percorrem um trajecto maior ao redor de África – pelo Cabo da Boa Esperança, - sendo obrigados a reabastecer neste porto asiático, ou em outros menos tradicionais, antes de seguirem viagem pelo Oceano Índico.

O trajecto mais longo, assim como algumas embarcações que optam por aumentar a velocidade de navegação para minimizar o tempo de viagem, estimulam a subida de consumo de petróleo em Singapura, que pode crescer até mais 5%, segundo os analistas consultados pela mesma agência de notícias.

Segundo ainda Bloomberg,  continuando a citar  Autoridade Marítima e Portuária do país, crise no transporte marítimo no Mar Vermelho deu fôlego ao mercado de crude em Singapura que, em Janeiro de 2024, vendeu 4,9 milhões de toneladas de petróleo, uma subida de 12% em relação ao ano anterior,

Este é o segundo mês de ganhos acentuados em Singapura, um dos portos mais movimentados do mundo, depois de em Dezembro ultrapassarem os cinco milhões de toneladas de vendas de combustível naval, o maior volume mensal registado desde 1995.

O aumento da procura deve-se ao facto de os navios de mercadorias, ao evitarem atravessar o Canal do Suez por causa dos ataques houthis, percorrem um trajeto maior ao redor de África – pelo Cabo da Boa Esperança, - sendo obrigados a reabastecer neste porto asiático, ou em outros menos tradicionais, antes de seguirem viagem pelo Oceano Índico, assegurou o diretor executivo da SDE International Pte, Simon Neo.

O trajecto mais longo, assim como algumas embarcações que optam por aumentar a velocidade de navegação para minimizar o tempo de viagem, estimulam a subida de consumo de petróleo em Singapura, que pode crescer até mais 5%, segundo os analistas consultados pela mesma agência de notícias.

Outros portos como o de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, o de Sri Lanka também podem ser opções de abastecimento para navios desviados, acrescentou Neo.

O comércio global feito por via marítima tem vindo a ser perturbado, nos últimos meses, à medida que os houthis do Iémen, apoiados pelo Irão, lançam ataques aéreos a navios mercantes ao largo das suas costas em forma de protesto em favor do Hamas contra Israel.

APÓS DE LAGARDE
Euro sobe face ao dólar

O euro subiu, ontem, face ao dólar, depois de a presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que prevê que a inflação continue a cair em 2024, sem se comprometer com prazos para descer as taxas de juro.

Às 18h50 (hora de Luanda), o euro negociava a 1,0759 dólares, quando na quarta-feira seguia a 1,0730 dólares.

A sessão do mercado europeu foi dominada pela intervenção de Christine Lagarde no Parlamento Europeu, onde referiu que o BCE necessita de mais dados para ter a certeza que a inflação se encaminha para a meta de 2%, antes de começar a cortar as taxas de juro.

NOVA IORQUE
Futuros do petróleo bruto em baixa durante a sessão asiática

Na Bolsa Mercantil de Nova Iorque,  a entrega dos futuros do petróleo bruto para Março foram negociados a 76,25 dólares  por barril no momento da escrita, representando  uma queda  de 0,51%.

O Índice Dólar Futuros, que acompanha o desempenho do dólar norte-americano em comparação com a cesta das seis principais moedas, subiu 0,04% para negociação a 104,57 dólares.

Em outra parte da ICE, o petróleo brent para entrega em Abril caiu 0,43% para negociação a 81,25 dólares  por barril, enquanto o spread entre o petróleo brent e o petróleo bruto com os contratos  ficou a  5,00 dólares por barril.

AIE
Produção de petróleo dos EUA e Brasil impulsiona oferta global

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou  ontem, 15, um relatório prevendo que a oferta global de petróleo aumentará em 2024 para atender à procura, que crescerá a um ritmo mais lento. O documento indica que o crescimento económico global menos robusto contribuirá para uma desaceleração no aumento da procura de petróleo, estimada em 1,2 milhão de barris por dia (bpd) neste ano, em comparação com 2,3 milhões de bpd em 2023, totalizando uma média de 103 milhões de bpd.

A análise da AIE aponta  que os Estados Unidos, Brasil, Guiana e Canadá são esperados para liderar o avanço na oferta global de petróleo em 2024. Em termos de procura, China, Índia e Brasil devem responder por 78% do aumento no consumo deste ano.

BOLSA DE CINGAPURA
Minério de ferro sobe 0,22%

O minério de ferro registou  uma alta de 0,22% na Bolsa de Singapura, alcançando o valor de 128,80 dólares . Esse movimento ocorre por altura do feriado chinês do Ano Novo Lunar, que mantém as bolsas de Dalian e Qingdao fechadas.

A valorização do minério de ferro na Bolsa de Singapura é influenciada por diversos factores, incluindo a procura chinesa por commodities, que geralmente aumenta após o feriado do Ano Novo Lunar. Esse período é marcado por uma retomada das actividades industriais no país, o que pode impulsionar a procura por minério de ferro e, consequentemente, elevar os preços.

CHINA
Consumo de ouro atinge 1090 toneladas em 2023

A China esta  a viver  uma nova febre do ouro, liderada pela nova geração daquele país asiatico. De acordo com estatísticas da Associação Chinesa de Ouro, em 2023, o consumo nacional do metal atingiu quase 1090 toneladas, um aumento de 8,78% em relação ao ano anterior. A faixa etária de 25 a 34 anos tornou-se a principal força consumidora de ouro, com sua proporção aumentando de 16% para 59% em 2023. Com o ressurgimento da moda na China, os joalheiros estão  a  criar mais jóias de ouro elegantes que incorporam elementos estéticos e culturais tradicionais chineses, atraindo cada vez mais consumidores jovens.

SEGUNDO AIE
Crescimento da procura diminui conforme oferta não-Opep se expande

O crescimento da demanda global de petróleo está a perder força, afirmou a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), ontem, ao reduzir sua previsão para 2024, em nítido contraste com a visão do grupo produtor Opep.

A Instituição, que representa os países desenvolvidos, previu que a procura de petróleo atingirá seu pico em 2030, em meio à mudança para o uso de energia mais limpa. A Opep, por sua vez, espera que o uso de petróleo continue a aumentar nas próximas duas décadas.

Relatórios mensais, divulgados nesta semana,  destacaram as estimativas totalmente diferentes para a procura de petróleo em 2024.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia