Economia

Ferroviária faz ligação a Menongue pela Matala

Os Caminhos-de-ferro de Moçâmedes retomaram ontem as operações de transporte de carga e passageiros da Matala (Huíla) para o Menongue (Cuando Cubango) e vice-versa, ao longo de 322 quilómetros, noticiou ontem a Angop.

09/01/2020  Última atualização 11H45
DR

O transporte de passageiros foi suspenso devido ao rompimento de uma das passagens hidráulicas do ramal, resultando no desabamento de terra, a 28 de Dezembro, na localidade de Olivença (Chibia), no troço que liga o Lubango a Menongue, através do qual viajam 700 passageiros por dia.
Na terça-feira, a agência citou o presidente do Conselho de Administração dos CFM, Daniel Quipaxe, a afirmar que, para reduzir os transtornos, a empresa estava a preparar viagens entre Matala e Menongue com seis comboios mistos semanais, sendo três ascendentes e igual número descendente.
O director-geral do Instituto Nacional dos Caminhos-de-Ferro de Angola, Ottoniel Manuel, nessa mesma ocasião estarem a ser estudadas soluções rápidas para restabelecer a circulação ferroviária em Olivença, uma rota em que são transportados 700 passageiros por dia.
Com a interrupção das operações, ao longo de sete dias, os CFM perderam 10,9 milhões de kwanzas.