Política

Moxico: Comissários exortados a terem boa conduta

Lino Vieira | Luena

Jornalista

Nos dias de hoje, exige-se, cada vez mais, dos membros da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) uma postura que se pauta pela boa conduta social, para que granjeiem da sociedade o respeito e o lugar que merecem.

04/10/2020  Última atualização 08H01
Lino Vieira | Edições Novembro | Luena © Fotografia por: Novos comissários municipais do Moxico tomaram posse

A informação foi defendida, sexta-feira, no Luena, pelo presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Moxico, Baltazar da Costa, durante o acto de posse de sete novos comissários municipais. “Isso deve ser tarefa de cada um de nós, pois somos uma instituição que participa, activamente, na concretização do Estado Democrático do Direito, por intermédio da organização, execução, coordenação e condução dos processos eleitorais. Por isso, pedimos aos membros recém-empossados que sigam o exemplo e a experiência dos antigos”, disse, referindo-se, ainda, sobre a postura dos comissários eleitorais.

Baltazar da Costa admitiu que a tarefa da Comissão Nacional Eleitoral não é fácil, não só em Angola como em todos os países em que a ascensão ao poder passa pela realização eleições. Por isso, pediu aos membros CPE do Moxico que ajudem e orientem “os novos colegas no sentido de inseri-los nos meandros da CNE”.

No acto, foram empossados os comissários eleitorais Gertrudes Wiliam (Camanongue) Daniel Caiombo (Leua), Oliveira Kanhicambwa (Alto Zambeze), Gomes Ferreira (Bundas), João Domingos (Luacano) e Helena Handa (Luchase). Todos foram indicados pela UNITA, no âmbito do processo de renovação de mandato.

Cuando Cubango

O presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) no Cuando Cubango, Felisberto Canhanga, pediu, sexta-feira, aos novos 20 comissários municipais espírito de missão e de responsabilidade nos cargos para os quais foram indicados, cumprindo “escrupulosamente a lei”.


Segundo a Angop, o apelo foi lançado durante o acto de posse de novos comissários municipais.