Cultura

Centro Brasil-Angola realiza seminário online

A quarta edição do Seminário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a ser realizado de 9 a 14 deste mês, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA), é uma das principais actividades desta instituição para o mês de Novembro.

06/11/2020  Última atualização 14H00
CCBA realiza, este mês, um seminário de língua portuguesa
O seminário vai juntar grandes nomes da literatura e do ensino de diversos países de língua portuguesa, além de representantes de projectos sociais. O tema central do seminário  é a educação e será realizado sob o lema "A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação”.
Organizado pela Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), o seminário será realizado em plataforma digital gratuita. A exposição "Viagem Filosófica”, uma expedição virtual pela Amazónia do século XVIII, continua disponível no site do CCBA www.centroculturalbrasilangola.co.ao. 

A mostra virtual "Viagem Filosófica”retrata a jornada de conhecimento da Amazónia empreendida, em 1783, pelo naturalista brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira, que se notabilizou pela realização de uma extensa viagem que percorreu o interior da Amazónia até ao Mato Grosso, entre 1783 e 1792. Para hoje, a programação do CCBA prevê,  para as 14h00, a realização de uma actividade denominada "Palavra de Poeta”, um projecto do professor-leitor brasileiro Kaio Carmona da Universidade Agostinho Neto. A apresentação desta semana é dedicada à poetisa brasileira Simone Andrade Neves nascida em Belo Horizonte, em 1974. Ela tem publicado textos em vários jornais e revistas, como no "Suplemento Literário”, de Minas Gerais, e na "Revista Meninas”. Lançou o seu primeiro livro "O coração como engrenagem”, aos 19 anos.

Ontem de manhã, foi realizada  uma sessão de narração de histórias, por Maria Ângela, que transportou as crianças para o mundo dos animais com a conhecida fábula "A lebre e a tartaruga”, uma edição da Torakids. O Centro Cultural Brasil-Angola reabriu as actividades culturais presenciais a 14 de Outubro, com novos horários para a  realização de eventos, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 16h00, com todos os protocolos sanitários necessários para uma experiência segura do público e dos colaboradores.