Política

Diplomata Cândida Teixeira apresenta cartas credenciais

A diplomata Maria Cândida Pereira Teixeira foi acreditada, segunda-feira e terça-feira, na Guatemala e no Panamá, como embaixadora de Angola nos dois países.

14/02/2024  Última atualização 10H38
Embaixadora angolana tem residência permanente em Havana, capital de Cuba © Fotografia por: DR
Antes de viajar para o Panamá, a embaixadora, com o estatuto de não-residente igualmente na República Dominicana, Nicarágua e Costa Rica, apresentou as cartas credenciais ao Presidente de Guatemala, César Bernardo Arévalo.

A cerimónia decorreu no Salão das Bandeiras do Palácio Presidencial da Cultura da cidade de Guatemala, capital do país centro-americano. Momentos após a acreditação, Maria Cândida Teixeira, com residência permanente em Havana, Cuba, manteve um encontro com o Presidente guatemalteco, a quem transmitiu uma mensagem de felicitação do Chefe de Estado, João Lourenço, pela vitória nas eleições gerais daquele país, em Agosto último, tornando-se no primeiro líder com uma visão progressista, 40 anos depois.

As relações diplomáticas entre Angola e a Guatemala foram estabelecidas, formalmente, a 22 de Setembro de 2023, aquando da semana de Alto Nível da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Na altura, foi rubricado um Memorando que visa a promoção da cooperação bilateral em vários sectores.

A Guatemala é um país da América Central e conhecido pelas potencialidades produtivas, com mais de 18 milhões de habitantes, que faz fronteira a Sul com o México, sendo a sua economia uma das maiores da região, com predominância para a agricultura.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política