O país registou 90 mil casos de desnutrição grave em crianças no ano passado, de acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Nacional de Saúde Pública.
As empresas do sector privado foram solicitadas, segunda-feira, pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, a participarem mais das acções de interesse público da capital do país.
Alunos de 13 escolas públicas e privadas do Ensino Técnico Profissional e Pedagógico, dos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde participaram, de 10 a 11 deste mês, na cidade de Ondjiva, numa feira de exposição, denominada “Inovar para uma Sociedade Saudável e Sustentável”.
Durante a feira foram expostos diferentes projectos, nos domínios das águas, energia, ambiente, construção civil, digitalização, culinária, arte, pinturas, entre outros.
Os expositores mostraram as suas habilidades, trocaram experiências e enriqueceram os seus projectos que foram lançados ao mercado de trabalho e minimizar os problemas sociais.
O director em exercício do Gabinete Provincial da Educação no Cunene, Ivo Tuapanda, disse que a feira serviu para promover o incentivo a pesquisas científicas através da Ciência e Tecnologia de forma interdisciplinar, assim como aferir as potencialidades dos mesmos, num ambiente de interação entre as instituições de ensino e a comunidade. O dirigente realçou que a realização da feira representa a certeza do aprendizado no ramo das Ciências, Tecnologia e Inovação, por parte dos alunos e a difusão do saber articulado com o ecossistema e o empreendedorismo.
Ivo Tuapanda assegurou que o subsistema do ensino técnico profissional e pedagógico, constitui a base de preparação dos jovens em idades escolares, candidatos ao emprego e trabalhadores, de forma a responder às necessidades socioeconómicas do país.
O governante fez saber que actualmente é cada vez mais exigente a necessidade de um ensino de qualidade, no sentido de associar a teoria à prática e promover momentos de interação dos saberes cognitivos.
Referiu que a escola é uma instituição habilitada pela multiplicação do conhecimento e habilidades para atuação do indivíduo nas comunidades, ajuda a desenvolver o pensamento crítico do aluno, enquadra as suas concepções sobre o mundo e valências para melhor servir a sociedade.
Considera que a educação científica proporciona aos alunos contextos de aprendizagens, experiências, oportunidades de discussão e reflexões necessárias às construções de esquemas mentais articulados, coerentes e interligados, para a compreensão dos fenómenos naturais e não só.
Ivo Tuapanda incentivou os alunos a cultivarem o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Pediu aos expositores a continuarem a investigar, criar e inovar para uma sociedade saudável e cada vez mais sustentável.
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