Cultura

Domingas Monte fala do livro “Kyesse” na rubrica “Na Roda”

Armindo Canda

Jornalista

A escritora Domingas Monte vai participar, no sábado, a partir das 14h00, na Biblioteca Despadronizada Contr’Ignorância, em Luanda, na primeira edição da rubrica “Na Roda”, para uma troca de experiência com as crianças que frequentam o espaço.

08/02/2024  Última atualização 12H25
Escritora vai interagir com crianças “Na Roda” © Fotografia por: Dombele Bernardo |edições novembro

A abordagem da escritora durante o encontro vai estar à volta do livro infanto-juvenil com o título "Kyesse”, que durante 2 horas as crianças vão poder fazer a sua leitura e interpretação. A obra conta a história de um menino prodígio que ganhou habilidade para salvar a aldeia de Lukunga, onde vivia com a avó Makaya.

Em declaração, ontem, ao Jornal de Angola, o mentor da biblioteca, Adilson Gonçalves, disse que "Na Roda” é uma rubrica do clube dos leitores infantis da instituição e consiste no encontro que as crianças têm com escritores conceituados no mercado nacional.

"O encontro é bimensal, durante o qual os mais pequenos têm um contacto directo com os escritores, e juntos trocam experiência de um dos livros do convidado. As crianças fazem a leitura da obra e posteriormente interpretam-na”, referiu.

Um dos grandes objectivos da rubrica, explicou, é promover de forma contínua o hábito de leitura junto de crianças e adolescentes, através de contos de histórias e conversas com escritores para estimular os mais pequenos ao gosto pela leitura e pela escrita literária.

"Neste primeiro encontro do ano, decidimos convidar a escritora e professora Domingas Monte, tanto é que temos no nosso acervo três livros infantis dela”, realçou. E a conversa neste sábado estará, sobretudo, à volta do conto infanto-juvenil intitulado "Kyesse”, que em tradução livre do Kikongo para o português significa "Alegria”.

Um dos grandes interesses da Biblioteca Despadronizada Contr’Ignorância, sublinhou, é de quebrar as barreiras enganadoras que existem entre os leitores e os escritores, um outro ponto é fazer valer que as obras dos autores angolanos têm sido lidas, estudadas e utilizadas como base para o exercício didáctico.

Perfil da escritora

Domingas Monte nasceu em 1982, na província do Uíge, e é licenciada em Línguas e Literaturas Africanas, pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universidade Agostinho Neto. Autora do livro infanto-juvenil "O Gelado de Múkua da Mamita”, Domingas Monte é co-autora do romance interactivo "O Cruzeiro da Morte” e das antologias "Sonhos Sem Fronteiras” e "O Perfume”. Tem poemas publicados na colecção de crónicas e contos "El Dorado” e um conto na antologia de poesia e prosa "Arte de Viver”, ambos do Celeiro de Escritores do Brasil.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura