Economia

Duas pedras especiais descobertas no Lulo

Dois diamantes com mais de 100 quilates foram recuperados no Lulo, elevando para 42 o número de pedras com esses parâmetros encontradas na mina localizada na Lunda-Norte, de acordo com um comunicado divulgado ontem, em Luanda, pelos parceiros angolanos e australianos que operam àquela unidade.

12/03/2024  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR

A Lucapa Diamonds Company Limited (de capital austrailano), bem como as angolanas Endiama e Rosas & Pétalas declararam, na última semana, a descoberta de duas  pedras especiais com 116 e 162 quilates, do tipo IIa, no Bloco Mineiro 46, sendo o 41º e 42º diamantes com mais de 100 quilates recuperados na  mina desde o início das operações, em 2010.

O presidente do Conselho de Administação da ENDIAMA, Ganga Júnior, é citado no comunicado a afirmar que esta descoberta confirma o potencial da concessão para a recuperação de pedras especiais com mais de 100 quilates, e incentiva o Conselho de Gerência do Lulo a intensificar o seu trabalho de prospecção para aumentar as reservas do projecto e continuar a ampliar o seu tempo de vida.

"Esse tipo de pedra demonstra a todo e qualquer investidor o grande potencial diamantífero que Angola tem, pelo que, seria uma mais-valia que viessem investir no subsector dos diamantes no país”, disse.

Dados disponíveis indicam que, só num leilão realizado em Dezembro do ano passado, foram vendidas oito pedras especiais do Lulo que perfaziam 646,52 quilates, por cerca de 17 milhões de dólares, na sequências de sucessivas descobertas anunciadas ao longo dos anos, depois de 2010. 

A mina é operada pela Sociedade Mineira do Lulo, constituída pelas empresas angolanas ENDIAMA E.P (32 por cento) e Rosas & Pétalas (28), bem como pela australiana Lucapa Diamond (40).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia