Política

Embaixada dos EUA cria pontes para atrair multinacionais ao país

César Esteves

Jornalista

A Embaixada americana em Angola está a levar a cabo um conjunto de contactos junto do sector empresarial americano para atrair mais investidores privados ao país, informou, ontem, em Luanda, Tulinabo Mushingi, à saída da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

08/03/2024  Última atualização 10H10
Durante o encontro, Tulinabo Mushingi apresentou o relatório das acções americanas em curso no país em vários domínios © Fotografia por: Contreiras Pipa| Edições Novembro

O embaixador extraordinário e plenipotenciário dos Estados Unidos da América em Angola avançou, à saída da audiência, que esta acção visa atrair para Angola as grandes companhias privadas norte-americanas.

"Porque, quando eu digo que a nova Angola precisa de novas estratégias, eu preciso que eles visitem o país para verem sozinhos as transformações que aqui ocorrem”, atestou.

O diplomata norte-americano adiantou, aos jornalistas destacados junto do Palácio Presidencial, que o encontro com o Presidente da República serviu, igualmente, para apresentar o relatório das acções americanas em curso no país em vários domínios. "Falamos, no âmbito das trocas periódicas que temos com o Governo angolano, da relação bilateral e o crescimento da nossa cooperação", ressaltou.

Entre os vários temas abordados, durante o encontro, de acordo com Tulinabo Mushingi, destacam-se a prosperidade partilhada entre ambos os países, intercâmbio, defesa e segurança, com destaque para o Leste da República Democrática do Congo, Corredor do Lobito, e diplomacia comercial. A vinda ao país, no final deste mês, de uma delegação de senadores norte-americanos também mereceu destaque durante a reunião, tal como fez saber o embaixador dos EUA em Angola.

Tulinabo Mushingi referiu que esta delegação, que deve chegar ao país no dia 28 deste mês, vai ser chefiada pela senadora Patricia Lynn "Patty" Murray, uma das mais antigas de Washington. "A equipa vai ser mais ou menos de sete a oito senadores e será a maior delegação do Senado a visitar Angola", aclarou.

O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América fez saber, em Fevereiro deste ano, que o interesse de empresários norte-americanos em investir em Angola tem vindo a crescer, de forma considerável, nos últimos dias. Agostinho Van-Dúnem, que falava por ocasião da visita da comitiva especial do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos da América ao Complexo Industrial Carrinho (CIC), na Catumbela, em Benguela, disse que este interesse dos investidores norte-americanos incide mais sobre os domínios das Telecomunicações, Agricultura, Energia e Águas.

Agostinho Van-Dúnem referiu, na ocasião, que este interesse é resultado da diplomacia económica que o Presidente João Lourenço tem levado a cabo. Por altura da cerimónia dos 30 anos de relações diplomáticas entre Estados Unidos e Angola, em Luanda, Tulinabo Mushingi destacou que a parceria entre os dois países cresceram, de forma exponencial, nas três últimas décadas, atingindo níveis satisfatórios jamais previstos.

O diplomata americano disse que este crescimento exponencial das relações diplomáticas entre EUA e Angola reflecte o reconhecimento dos líderes dos dois países, assente no princípio segundo o qual juntos podem construir um futuro próspero mais pacífico em Angola, nos Estados Unidos e em todo o mundo. Para Tulinabo Mushingi, este desenvolvimento deve-se às reformas em curso no país, com realce para o combate à corrupção, a criação de um bom ambiente de negócios, assim como o processo de diversificação da economia nacional. O embaixador dos Estados Unidos em Angola disse estarem a operar em Angola, desde a década de 1950, mais de 70 empresas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política