Sociedade

ENCIB tem dívida de perto de 300 mil dólares

António Cristóvão

Jornalista

A Empresa Nacional de Construção de Infra-Estruturas Básicas (ENCIB -UEE) tem uma dívida de perto de 300 mil dólares com fornecedores e a banca nacional, revelou, segunda-feira, no bairro São Pedro da Barra, o governador provincial de Luanda.

19/03/2024  Última atualização 09H25
Governador de Luanda entregou novos meios à empresa © Fotografia por: DR

Manuel Homem falava aos trabalhadores da ENCIB, após a entrega de novos equipamentos à instituição, no âmbito do programa de Infra-estruturas e melhoria das vias de Luanda. 

"Temos vindo a trabalhar no processo de liquidação que a empresa tem com alguns fornecedores e com a banca. A ENCIB tem uma dívida de perto de 300 mil dólares”, disse o governante diante dos funcionários incrédulos, mas sem apontar a instituição bancária.

O governador garantiu, também, que está a ser tratado o processo de qualificação dos trabalhadores da ENCIB, com realce para a resolução de alguns pendentes financeiros e administrativos. "A ENCIB tem, ainda, muitos desafios do ponto de vista de organização, financeiros e do seu quadro de pessoal. Estamos a tratar o processo de requalificação dos quadros, mas isso leva algum tempo”, esclareceu.   

A ENCIB, explicou Manuel Homem, conta com mais equipamentos para ampliar o seu parque de meios rolantes e permitir as acções do programa de melhoria das vias, no casco urbano e suburbano da província de Luanda. "Estamos num programa de reformulação da empresa, dando-lhe mais capacidade operacional, para prestar um serviço de maior qualidade”, sublinhou o governante.

A Empresa Nacional de Construção de Infra-estruturas Básicas foi criada a 7 de Abril de 1978, contando com um quadro orgânico de 127 colaboradores.

Trabalho nocturno

Os serviços de colocação de asfalto na província de Luanda serão realizados à noite, devido às condições do tráfego durante o período diurno, garantiu, ontem, o director-geral da Empresa Nacional de Construção de Infra-Estruturas Básicas (ENCIB-UEE).

Ivalino Garcia disse à imprensa, após a recepção dos novos equipamentos de apoio à instituição, constituídos por retroescavadora, grupos geradores agrupados com holofotes e motorizadas basculantes, para a ENCIB efectuar os trabalhos de requalificação das ruas e avenidas do município de Luanda.

O responsável deu a conhecer que a empresa trabalha, actualmente, no bairro Popular, distrito urbano do Neves Bendinha, no sentido da melhoria das vias. "Estamos a fazer uma infra-estruturação integrada das vias. Alguns destes meios estarão virados para esta área”, esclareceu. A ENCIB, explicou, está a reabilitar infra-estruturas integradas do bairro Popular e a executar obras no município de Talatona.   

"Vamos fazer a distribuição dos meios. Parte do equipamento será empregue na reparação das vias no período nocturno”, disse o director-geral, acrescentando que "os meios trarão, de certa forma, uma nova dinâmica no sistema de intervenção das ruas secundárias e terciárias da província de Luanda”.

Segundo informações da ENCIB, a instituição tem mais de 70 meios operacionais distribuídos em kits de terraplanagem, pavimentação ou asfaltagem e manutenção de vias, desassoreamento de rios e reperfilação de valas de drenagem.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade