Economia

Endiama e multinacional Rio Tinto assinam acordo para acção social

Pedro Peterson

Jornalista

A multinacional australiana Rio Tinto e a Fundação Brilhante estudam novos mecanismos de cooperação no domínio da responsabilidade social da segunda maior mineradora do mundo a operar no país.

17/02/2024  Última atualização 13H19
Empresa diamantifera nacional está focada no bem-estar económico e social das comunidades © Fotografia por: DR
Em comunicado, a Endiama assegura que, para a concretização do objectivo, uma equipa de consultores da multinacional Rio Tinto foi recebida quarta-feira nas instalações da Fundação Brilhante, a face social do sub-sector diamantífero, na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul.

A delegação foi recebida pelo director-geral em exercício, Hermenegildo Lopes, e quadros intermédios da instituição.

No encontro, as partes analisaram possíveis mecanismos de cooperação nos domínios da mediação de conflitos, elaboração e execução de programas e projectos de desenvolvimento sociocomunitário, educação e formação técnico-profissional.

Integraram a delegação da Rio Tinto, Armando Ulai, representante das comunidades, Francis Barber, consultor externo, e Ernesto Isidro, consultor.

O grupo possui operações em mais de 20 países de África, Europa, América do Sul, América do Norte e Oceânia, num investimento avaliado em mais de 147 biliões de dólares.

Em Angola, o conglomerado Rio Tinto pretende empregar na sua fase de mineração, período que sucede a prospecção, mais de dois mil trabalhadores, na sua maioria angolanos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia