Sociedade

Especialista quer maior controlo dos fármacos

Celeste de Melo

Jornalista

O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos sublinhou sexta-feira, em Luanda, durante a I Edição do Expopharma, que o processo de fiscalização dos medicamentos deve começar desde a fase da importação até chegar às unidades sanitárias e às farmácias comunitárias.

23/03/2024  Última atualização 09H05
© Fotografia por: DR

Santos Nicolau considera, ainda, fundamental, haver uma maior participação dos profissionais de saúde na fase da fiscalização dos produtos, de forma a garantir que entrem no país medicamentos de qualidade. "Os serviços farmacêuticos devem ser prestados por profissionais devidamente capacitados. Principalmente no período da importação dos medicamentos”, disse, além de acrescentar que as farmácias devem ser também objecto de fiscalização permanente.

O encontro, frisou, serviu, igualmente, para analisar a vitalidade dos serviços farmacêuticos no Sistema Nacional de Saúde.

Expectativas

Os estudantes do curso de Ciências Farmacêuticas, de diferentes instituições, que participaram na Expopharma consideraram o encontro positivo, por terem apreendido mais conhecimentos sobre a profissão.

A estudante da Universidade Jean Piaget Sara Maurício enalteceu a iniciativa por a ajudar na troca de experiências. "Raramente temos formações independentes e, quando surgem encontros como a Expopharma, tiramos todas as dúvidas sobre muitos medicamentos”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade