Sociedade

Especialistas analisam melhorias para o clima

Manuela Gomes

Jornalista

Os participantes do II Seminário sobre Serviços Climáticos da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) debateram, quarta-feira, em Luanda, as modalidades para a criação de Plataformas de Interface Nacionais (UPI) para Angola.

28/03/2024  Última atualização 09H40
Peritos do sector realizam hoje, em Luanda, a última sessão © Fotografia por: Armando Costa| Edições de Novembro
Reunidos em Luanda, pelo terceiro dia consecutivo, os peritos em meteorologia da região da SADC analisaram o impacto da operacionalização da Plataforma de Interface Nacional no controlo do clima. 

Para hoje, dia de encerramento, os participantes vão debater sobre a identificação de melhorias de produtos, serviços e mecanismos de comunicação ligados aos serviços climáticos.

Desafios

Um dos principais desafios com que se debate a região da África Austral, em termos de climatologia, é a questão da seca. Actualmente, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) é um dos poucos com a capacidade de monitorar a seca.

Apoios

Durante os debates, realizados na capital do país, desde segunda-feira, a secretária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) anunciou a previsão de um financiamento, no valor de 8.700.000 de dólares norte-americanos, para a instalação de equipamentos modernos e o desenvolvimento de várias actividades nos 16 países-membros da região.

Surekha Ramessur informou que esse montante será executado por fases, que compreendem a fase de contracção pública, compra de equipamentos como servidores e  computadores.     

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade