Economia

Etu Energias lança linha de lubrificantes no mercado

Pedro Peterson

Jornalista

A Etu Energias Distribuição procede, no dia 6 de Março, ao lançamento da sua nova linha de lubrificantes, no quadro do seu propósito de produzir energias para o crescimento do país e dinamizar o mercado angolano.

29/02/2024  Última atualização 10H37
Empresa, Etu Energias © Fotografia por: Arquivo
O programa do evento, que visa dar a conhecer os lubrificantes, vai contar com apresentações de técnicos especializados sobre os benefícios do uso dos mesmos e o leque variado dos produtos à disposição dos clientes.

A operadora tem como objecto principal o exercício da actividade de importação, exportação, armazenamento, distribuição, comercialização e transporte de produtos derivados de petróleo, lubrificantes e gás de cozinha, bem como actividades de carregamento, distribuição e comercialização de produtos derivados de petróleo às embarcações.

A Etu Energias está entre as nove empresas qualificadas como operadoras nos blocos CON2 e CON8, como resultado do recente concurso público internacional para exploração das bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza. O Bloco CON2 está na porção norte da Bacia do Congo, localizado a nordeste da Bacia, na área do Soyo. Abrange uma área total de aproximadamente 723,37 Km², e a mesma não tem registo de poços perfurados. O Bloco CON8 fica na parte sul da Bacia, localizado na porção ocidental terrestre do Baixo Congo, na região de Tomboco, cobrindo uma área total de aproximadamente 757,75 quilómetros quadrados.

No âmbito da sua estratégia de crescimento, a Etu Energias, através da sua subsidiária Etu Energias Bloco 17/06, concluiu em Dezembro do  ano passado a transacção com a corporação PTTEP (Angola), subsidiária integral da PTTEP (empresa tailandesa), registada nas Ilhas Cayman, para a aquisição de uma participação de 2,5 por cento no Bloco 17/06, no offshore de Angola. O processo iniciou-se em Dezembro de 2022 com a assinatura do contrato de compra e venda do referido interesse participativo.

A cessão do interesse participativo foi aprovada pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, através do Decreto Executivo n.º 82/23, de 5 de Junho, alterado pelo Decreto Executivo n.º 242/23, de 17 de Novembro, passando o grupo empreiteiro constituído pela Total Energies (Op) a ter 30 por cento, Sonangol P&P (30%), SSI (27,5 %), Etu Energias B17/06 (7,5%), Falcon Oil (5%).

A Etu Energias é a maior empresa privada de energia 100 por cento angolana. Actualmente opera as Associações FS e FST, CON-1 e CON-6, todas no onshore, bem como o Bloco 2/05, do offshore na Bacia do Baixo Congo. É também parceiro nos Blocos 3/05, 3/05-A, 4/05, 14/14K e 17/06.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia