Sociedade

Explosão de obus mata dois jovens

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Dois jovens morreram, recentemente, e dois outros ficaram gravemente feridos, na comuna do Luiana, município do Rivungo, província do Cuando Cubango, em consequência da explosão de um projéctil de morteiro de 81 milímetros, apurou o Jornal de Angola.

23/01/2021  Última atualização 11H55
Algumas pessoas acreditam que os engenhos não detonados contêm mercúrio para negócio © Fotografia por: Edições Novembro
O administrador municipal do Rivungo, Abílio Jornal Sasongo, disse que os quatro jovens recolheram sete projécteis de 81 mm que se encontravam abandonados nas matas e usando pedras e outros objectos tentaram abrir um dos  engenhos para extrair mercúrio, tendo explodido de seguida causando a morte imediata a Limonene Ruahame Kanepo, 29 anos, e de Cimbiso Diki, 34 anos.
Salientou que outros dois jovens, nomeadamente Mamboi Diki e Nocenqui Mbimbili, de 31 e 20 anos de idade, respectivamente, encontram-se a receber assistência médica e medicamentosa no Posto de Saúde da comuna do Luiana, devido à fracturas nos membros inferiores, queixos, maxilares, peitos e nos abdómens que foram atingidos pelos estilhaços.

Abílio Jornal Sasongo acrescentou que os dois pacientes estão a recuperar ligeiramente, apesar do quadro clínico ser ainda preocupante, e garantiu que se a situação se complicar, a Administração Municipal do Rivungo vai solicitar apoio ao Governo da Província para que os mesmos sejam transferidos para a Namíbia ou para o Hospital Geral do Cuando Cubango, na cidade de Menongue, para melhor assistência médica.

Realçou que Mamboi Diki e Nocenqui Mbimbili só não morreram graças a pronta intervenção dos efectivos da Polícia de Guarda Fronteira, da Ordem Pública e das Forças Armadas Angolanas que se encontravam próximos do local onde ocorreu o incidente, na aldeia de Katalã, tendo prestado os primeiros socorros às vítimas e recuperado os outros seis engenhos explosivos não detonados.

O administrador municipal do Rivungo lamentou o facto de muitas pessoas na sua área de jurisdição, em particular, e na província do Cuando Cubango, em geral, continuarem a ser alimentadas de falsas informações sobre a existência de mercúrio no interior dos engenhos explosivos. Uma vez extraídos, o produto pode render avultadas somas de dinheiro no mercado negro.

Referiu que, por este facto, se tem registado a morte de alguns cidadãos por tentativa de extrair mercúrio, sobretudo nos projécteis de 81 milímetros, blocos de TNT, entre outros engenhos explosivos, principalmente os de fabrico Inglês.Abílio Jornal Sasongo apelou à população para que quando se deparar com um objecto estranho, nas matas ou nas lavras, a não o manusearem, devendo comunicar as autoridades competentes para se evitar que mais pessoas morram.

A Administração Municipal do Rivungo prestou apoios aos familiares dos dois jovens falecidos para a realização dos funerais. Limonene Ruahame Kanepo, deixou duas viúvas e cinco filhos, ao passo que Cimbiso Diki, também teve duas mulheres e oito filhos.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade