Economia

FADA e INEFOP avançam com escola de mecanização

O Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e a direcção do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) assinaram, recentemente, no Cuanza-Norte, um acordo que permite a institucionalização da Escola Itinerante de Mecanização Agrícola.

25/03/2024  Última atualização 09H10
Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário vai apoiar empreendedores agrícolas de todo o país © Fotografia por: DR

Trata-se de um projecto pelo qual se pretende assegurar que os tractores, motocultivadoras e outros meios mecânicos cedidos pelo FADA às cooperativas agrícolas possam ter no tempo devido e em caso de avarias garantia de assistência.

Para o efeito, os formandos do curso de Mecânica do INEFOP deverão ser recrutados para integrar a Escola Itinerante.

Como sugere o nome, de acordo com a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, pretende-se que essa escola móvel se desloque pelas várias partes do país e garanta a assistência devida aos meios, garantindo o tempo de vida útil e o objectivo de aquisição dos mesmos pelas cooperativas agrícolas, através do crédito do programa.

Felisbela Francisco disse, em entrevista por telefone ao Jornal de Angola, que a aposta na Escola Itinerante de Mecanização Agrícola resulta da avaliação de processos que ao longo dos últimos anos têm cedido meios e máquinas às cooperativas agrícolas do país, mas rapidamente registam-se ineficiência dos meios por ausência de assistência mecânica.

Promoção do empreendedorismo

Um protocolo de cooperação para o financiamento de projectos na área do agro-negócio foi assinado na última quarta-feira, em Ndalatando, Cuanza-Norte, entre o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e o Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrário (FADA).

O acordo prevê beneficiar mil e 800 jovens agricultores das 18 províncias, com financiamentos de até sete milhões de kwanzas cada, para investir no ramo do agronegócio.

Ao abrigo desse protocolo, o FADA vai financiar 100 agricultores em cada província, dos quais sete do Cuanza-Norte já beneficiaram deste fundo, na cerimónia da assinatura do referido acordo.

Os beneficiários dos micro-créditos deverão reembolsar os respectivos financiamentos, no médio e longo prazo, com uma taxa de juro de 3,0 por cento.

O acordo foi rubricado pelo director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui, e pelo administrador Executivo do FADA, Saidy dos Santos Fernandes, na presença da vice-governadora do Cuanza-Norte para a área Política, Social e Económica, Luzia José.

Ao intervir no acto, o administrador executivo do FADA, Saidy dos Santos Fernandes, disse que a assinatura do referido memorando representa o compromisso da instituição com o desenvolvimento económico sustentável, especialmente, do sector agrícola.

Afirmou que a aposta do FADA na promoção do empreendedorismo no agro-negócio, traduz o reconhecimento da instituição sobre a importância desta área para o crescimento económico do país.

Disse que o Cuanza-Norte tem estado no radar dos financiamentos bonificados do FADA, beneficiando, até agora, de 121 projectos financiados, num valor total de 850 milhões 230 mil e 157 kwanzas.

Por sua vez, o director do INEFOP, Manuel Mbangui, referiu que o referido protocolo assegura capital à disposição de quem transforma a economia e as

pessoas.

Exortou os jovens beneficiários a gerarem, com o capital, mais-valia sobre a terra, ao invés de apenas ocuparem os espaços.

Sublinhou que a posse da terra sem gerar valor não agrega nada à economia, pelo contrário, atrasa o desenvolvimento. Por isso, este apoio deve resultar no aumento da produção.

Apelou ainda aos beneficiários a produzirem com responsabilidade, contando com as gerações presentes e futuras.

Manuel Mbangui pediu também mais inclusão de mulheres nos financiamentos que visam apoiar a produção agrícola, já que, a actividade produtiva é, essencialmente, assegurada por esta franja da sociedade.

Já a vice-governadora para a área Política, Social e Económica, Luzia José, encorajou mais acções de investimentos para o sector agrícola, tendo em conta o seu papel na diversificação da economia do país.

Garantiu o reforço das acções de capacitação dos recursos humanos para assegurar o uso adequado dos financiamentos no sector da Agricultura.

Apoio às cooperativas

Na passada segunda-feira (18), na província do Uíge, foram entregues 15 motocultivadoras e cinco (5) tractores, para beneficiar 20 cooperativas locais.

Tratou-se de mais uma etapa do programa do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), para dinamizar a ligeira mecanização agrícola nas principais áreas de produção de alimentos.

Nesta primeira fase, 149 cooperativas agrícolas de oito províncias (Namibe, Benguela, Uíge, Huambo, Huíla, Cuanza-Sul, Malanje e Bié) vão ser beneficiadas, ao todo, com 109 motocultivadoras e 40 tractores.

Até antes do evento do Uíge tinham sido já beneficiadas as províncias do Namibe e Benguela.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia