Cultura

Fazedores de cultura e artes homenageados em Benguela

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Mais de 50 criadores de artes e cultura foram homenageados na província de Benguela, no âmbito do encerramento do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional.

31/01/2024  Última atualização 12H25
Rosária Tchitalli, directora provincial da Cultura © Fotografia por: DR

O Gabinete da Cultura em Benguela decidiu homenagear historiadores, artistas plásticos, poetas, actores, dançarinos e músicos pelo seu empenho em prol do desenvolvimento cultural da província.

A directora do Gabinete Provincial da Cultura em Benguela, Rosária Tchitali, disse que foram, igualmente, distinguidos o investigador cultural Buale Canivete e o historiador Joaquim Grilo, por tudo que fazem em prol da cultura e artes da província de Benguela, em particular, e do país, em geral.

As homenagens, que aconteceram na noite de sábado, abrangeram os fazedores de artes que residem em Benguela, Catumbela, Baía Farta, Lobito, Chongorói, Cubal, Ganda, Caimbambo, Balombo e Bocoio, que receberam certificados de mérito.

Rosária Tchitali explicou que as homenagens destacam a importância da expressão artística e do pensamento inovador dos fazedores de artes em Benguela.

A directora provincial da Cultura realçou a importância de homenagear fazedores de cultura e artes na província, sublinhando que é uma forma de reconhecimento das suas contribuições à sociedade.

De acordo com a responsável, os distinguidos inspiram a criatividade artística na província e ajudam a construir a identidade cultural.

"A lista de pessoas que dão contributo no campo da cultura e artes é vasta”, reconheceu Rosária Tchitali, acrescentando que desde ano passado foram homenageadas 51 pessoas, mas o objectivo  é distinguir, anualmente, todos os fazedores de artes em Benguela.

"A nível da província de Benguela há um movimento artístico considerável. Temos muita gente no mundo das artes e cultura, daí que de  forma a reconhecer o seu trabalho,  vamos passar a realizar anualmente essas homenagens”, anunciou.

De acordo com a directora provincial da Cultura, os fazedores de arte na província precisam de divulgar e promover mais o seu trabalho, por forma a que os familiares e outros cidadãos saibam o que de facto representam para a sociedade.

Rosária Tchitali mostrou-se satisfeita com o movimento cultural em Benguela, tendo reconhecido que é difícil agradar a todos, mas que se tem procurado chegar perto daquilo que se pretende alcançar.

A província conta com várias associações culturais que têm trabalhado com o Gabinete Provincial da Cultura. A responsável destacou a criação, há dias, de uma plataforma que inclui todas as associações culturais. "É com a plataforma cultural que vamos trabalhar, como interlocutor das associações, por forma a atingir a todos os homens de cultura em Benguela”, ressaltou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura