Economia

Feira agro-pecuária abre hoje com 120 expositores na Quibala

Casimiro José e Adilson de Carvalho | Quibala

Jornalistas

Arranca hoje, no município da Quibala, província do Cuanza-Sul, a primeira edição da Feira de Exposição de Produtos Agrícolas, no quadro da implementação do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

28/03/2024  Última atualização 10H31
Organização promete expor produtos processados e também serviços de análise de solos © Fotografia por: Adilson de Carvalho| Edições Novembro
Até ao próximo sábado, 30, o evento reunirá 120 expositores vindos das províncias incluídas no PDAC, nomeadamente Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Malanje, Bié, Huambo e Huíla. Organizado pelo Ministério da Agricultura e Florestas, em colaboração com o Ministério da Indústria e Comércio e o Governo da província do Cuanza-Sul, a exposição apresentará uma variada gama de produtos, como milho, soja, arroz, feijão, batata-doce e batata-rena, mandioca, amendoim, café, aves, máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, produtos financeiros e de crédito.

De acordo com a organização, a realização da feira tem como objectivo principal aumentar a participação dos produtores e criadores ligados ao PDAC, aprimorar a rede de contactos entre produtores e fornecedores, esclarecer melhor os proponentes sobre o funcionamento da Banca e do Fundo de Garantias de Crédito.

 A representante do PDAC no Cuanza-Sul, Margarida de Almeida, acrescentou que a realização do evento na província demonstra a sua solidez em relação aos objectivos do projecto, devido à disponibilidade de infra-estruturas adequadas para sediar um evento tão grandioso.

Margarida de Almeida ressaltou que o Cuanza-Sul "possui o maior volume de produtos dentro do PDAC e se destaca por suas instalações modernas e ideais para a realização de feiras de grande porte”.

A responsável acredita que a província se beneficiará significativamente com esta feira, "uma vez que contará com expositores de outras regiões, promovendo a troca de conhecimentos e experiências”.

Em relação à abrangência da feira, a organização sublinha que terá como finalidade apresentar as capacidades dos beneficiários do PDAC, criar um ambiente propício para negócios e troca de experiências entre os produtores das seis províncias envolvidas no projecto, facilitar a comercialização de produtos agro-pecuários, promover uma maior interacção entre instituições financeiras, seguradoras e beneficiários, além de estabelecer parcerias entre compradores e produtores, com foco na promoção de contratos de compra futura.

Produtos processados, serviços de análise de solos e   preparação de terrenos, também serão expostos no evento.

Além da apresentação de produtos agro-pecuários, o CLOD oferecerá atractivos adicionais, como serviços de restauração e  actividades musicais e culturais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia