Sociedade

Formação Agrícola com novas estratégias

Kátia Ramos

Jornalista

O Comité de Pilotagem (COPIL) do Projecto de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR) fez, sexta-feira, no salão nobre “António Jacinto”, afecto ao Ministério da Educação, o balanço das actividades realizadas no ano passado e aprovou o cronograma de acções para 2024.

24/02/2024  Última atualização 12H29
O encontro serviu para avaliar o estado das infra-estruturas e os meios de ensino © Fotografia por: DR
No encontro, foram abordados instrumentos fundamentais que visam a melhoria das acções do PAFAR, resultantes dos acordos de cooperação entre a República de Angola e a República de França, no domínio da Agricultura, mais especificamente na área de formação técnica e profissional.

O evento contou com a presença dos ministros da Educação e da Agricultura e Florestas, Luísa Grilo e António de Assis, respectivamente, e de membros da Agência Francesa para o Desenvolvimento e da União Europeia.

O balanço das actividades, realizadas em 2023, foi feito com base nas recomendações saídas da primeira reunião ordinária do COPIL realizada, na Huíla. 

O encontro serviu, de igual modo, para radiografar o estado das infra-estruturas, dos recursos humanos, equipamentos e meios de ensino.

A Unidade de Implementação do Projecto (UIP) fez um levantamento minucioso dos 12 institutos, no sentido de se aferir o real estado das infra-estruturas.

A análise permitiu constatar a existência de laboratórios de Biologia, Física, Química, Agro-alimentar, Zootecnia e Fitotecnia, a invasão de terras por parte de populares e não só, a exiguidade orçamental, principalmente, para a manutenção dos imóveis e dos equipamentos.

A assistência técnica do projecto irá prestar suporte aos ministérios da Educação e da Agricultura e Florestas, possibilitando a troca de experiências entre Angola e França nos domínios da Formação Agrícola e Rural.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade