Mundo

França estuda projecto de lei contra discriminação capilar

JA Online

Os legisladores franceses debatem, esta quinta-feira, um projecto de lei que proibe a discriminação com base na textura, comprimento, cor ou estilo do cabelo de uma pessoa.

28/03/2024  Última atualização 19H05
© Fotografia por: DR

De acordo com a Africanews que avança a infirmação, os autores do projecto de lei, esperam que a medida inovadora destaque uma mensagem de apoio as pessoas negras e outras pessoas que enfrentaram hostilidade no local de trabalho e noutros locais por causa dos seus cabelos.

O projecto de lei foi proposto por Olivier Serva, um deputado francês originário da ilha francesa de Guadalupe, nas Índias Ocidentais, que afirma que, se aprovado, fará da França o primeiro país do mundo a reconhecer a discriminação capilar a nível nacional.

O projecto de lei altera as medidas anti-discriminação existentes no código do trabalho e no código penal para proibir explicitamente a discriminação contra pessoas com cabelo encaracolado ou enrolado ou outros estilos de cabelo considerados pouco profissionais, bem como contra pessoas calvas. Não visa especificamente a discriminação baseada na raça, embora essa seja a principal motivação do projecto.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo