Sociedade

Futuros doutores estão a ser avaliados

Jurelma de Castro

Jornalista

Candidatos ao curso de doutoramento, apurados pelo Ministério do Ensino Superior da República de Cuba, estão, desde segunda-feira, a ser avaliados, em Luanda, pela Sociedade Intercâmbio Científico Académico Nossa Senhora do Lungo.

26/03/2024  Última atualização 06H52
© Fotografia por: Maria João | Edições Novembro

A presidente da referida sociedade, Esperança da Conceição, explicou que serão aptos para o programa de doutoramento os candidatos com temas relevantes e com sugestões para o desenvolvimento de Angola.

"As apresentações vão até sábado e nós vamos trabalhar de modo a seleccionar os melhores temas, para este grande projecto", disse, tendo acrescentado que o programa é semi-presencial, devendo os estudantes ter aulas em Angola e algumas avaliações em Cuba.

Esperança da Conceição explicou que estão a receber candidatos de todo o país, desde que tenham licenciatura, com nota de 14 valores ou mais. Luís da Silva, candidato para o doutoramento, após ter feito a sua apresentação, disse que a meta é fazer investigações que visam o desenvolvimento económico, político e social de Angola.

"Na verdade, os trabalhos científicos nunca são acabados, existem sempre algumas limitações, por serem linhas de pesquisa em que cada um interpreta da sua maneira" salientou. Luís da Silva apresentou na sua abordagem tendências para os desafios da Educação em Angola e modelos de aplicabilidade.

"Trouxe esse tema não porque o modelo que temos não se adequa para os desafios actuais, mas sim porque as tendências educacionais são um conjunto de mudanças comportamentais que geram inovações. A ciência é dinâmica, se ontem foi aplicada uma tendência pedagógica educacional, actualmente pode mudar", explicou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade