Economia

Gestores públicos capacitados sobre regras de execução do OGE

Lino Vieira | Luena

Jornalista

Os gestores públicos no Moxico foram capacitados, segunda-feira, no Luena, cidade do Moxico, sobre as regras de execução orçamental, contratação pública, patrimonial, projectos de investimentos públicos e prestação de contas.

20/02/2024  Última atualização 09H19
Responsáveis das várias áreas do Governo durante a formação © Fotografia por: DR

Ao intervir no acto,  o governador Ernesto Muangala disse que o evento representa um espaço de  diálogo sobre as regras a ter em conta  na execução das  despesas  por parte dos gestores públicos e responsáveis dos órgãos da administração local.

O governador afirmou que os encontros de natureza visam   partilhar informações legais, técnicas e operacionais capazes de  atingir padrões desejados no processo de  execução orcamental.

Ernesto Muangala alertou sobre  as profundas alterações verificadas no país, no domínio social e económico,  tendo apelado à observância das  leis e normas vigentes para  a eficácia na aplicação de todos os  actos administrativos.

O governante sublinhou que  a actual  realidade soció-económica  é  desafiante para as finanças públicas e exige,  a  cada um dos  gestores, boa prática  na execução das despesas, promovendo o bem-estar da maioria,  a consolidação fiscal  e a sustentabilidade das finanças públicas.

Segundo o principal gestor  da  província, a   desaceleração da economia mundial tem provocado  efeitos nefastos  na gestão dos recursos financeiros  e deste modo, apelou aos participantes, enquanto gestores, a desempenhar com responsabilidade tudo que tem a ver com as finanças públicas.

"Numa fase como esta, os gestores são convidados a adoptar  regras e procedimentos assentes  no  cumprimento do dever legal e das reformas estruturantes, em toda a sua actuação”, disse.

 Ernesto Muangala mostrou-se optimista  que o encontro trará  orientações pertinentes que venham contribuir para o aperfeiçoamento sobre os procedimentos de execução do Orçamento Geral do Estado/2024, e da  aplicação efectiva de outras disposições que concorrem nos vários  objectivos preconizados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia