Política

Governação Digital vai garantir celeridade dos serviços públicos

Elizandra Major

Jornalista

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, garantiu, em Luanda, que a mudança administrativa para a Governação Digital é um dos temas que o Executivo colocou na agenda de trabalho, com vista a permitir maior celeridade nos serviços públicos.

10/03/2024  Última atualização 08H20
© Fotografia por: DR

Dionísio da Fonseca teceu estas declarações à margem do seminário Executivo "sobre Governação Digital e Modernização Administrativa”, realizado sexta-feira, tendo referido que todo o trabalho que está a ser feito ao nível da agenda de transição digital tem como fim assegurar que o cidadão seja melhor servido.

De acordo ainda com Dionísio da Fonseca, os órgãos da administração central e local do Estado, nomeadamente as regiões, províncias e municípios, devem, cada vez mais, aderir a essas iniciativas de digitalização do serviço público.

"Para o caso em concreto temos uma rede que é a do Balcão Único de Atendimento ao Público, que tem como objectivo, numa só palavra, assegurar que o serviço esteja mais próximo do cidadão”, disse.

O governante assegurou que com o serviço dos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) é notável a desburocratização dos serviços, tendo em conta que tem permitido mais transparência para melhor servir o cidadão.

"Através dos BUAP, o cidadão pode aceder a vários serviços e é este trabalho de interoperabilidade que devemos fazer com a Justiça, a Administração Pública e com os órgãos do Ministério do Interior, e assegurar, em todas as comunas e municípios, que esses serviços estejam disponíveis, tanto com acesso natural ou via online e digital”, destacou.


Processo de inserção no Ensino Superior

Para o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, a Governação Digital é um trabalho que precisa ser desenvolvido no sentido de acompanhar o processo de inserção e o método de desenvolvimento profissional dos quadros qualificados.

Eugénio Alves da Silva é de opinião que o mundo, actualmente, é cada vez mais digital e toda a formação de quadros e de profissionais deve estar orientada por esta perspectiva de desenvolver, para além das competências profissionais, os conhecimentos, habilidades e competências digitais, no sentido de que cada profissional esteja preparado para lidar com as tecnologias que, presentemente, são uma constante nas nossas vidas.

Neste contexto, o governante disse que a preocupação fundamental do Ensino Superior passa por desenvolver competências digitais para que os profissionais possam estar suficientemente preparados para lidar com o mundo tecnológico.

"Nos dias que correm, os serviços da Administração Pública ou de outros organismos são, cada vez mais, digitais ou digitalizados e precisamos ter pessoas qualificadas para lidar com esta tecnologia”, realçou.

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Alves da Silva, referiu, também, que os cidadãos devem ter a capacidade de interagir com a Administração Pública e com outros organismos pela via digital, tendo destacado que os recursos tecnológicos estão disponíveis, "mas que para os quais é preciso ter sensibilidade, preparação e um domínio das tecnologias”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política