Sociedade

Governador do Cuanza-Norte quer jovens empreendedores

Manuel Fontoura | Ndalatando

Jornalista

O governador do Cuanza-Norte, João Gaspar, incentivou os jovens da província a apostar mais no empreendedorismo, como forma de incentivar o surgimento de novos e pequenos negócios.

06/04/2024  Última atualização 14H54
João Gaspar exortou a juventude local a engajar-se na formação académica e profissional © Fotografia por: Manuel Fontoura | Edições Novembro | Ndalatando
Numa palestra realizada na quarta-feira, na Casa da Juventude, em Ndalatando, sobre "Fomento de pequenos negócios com foco nas novas dinâmicas da província”, o governador apelou à juventude a não envidar esforços apenas nos concursos públicos, mas que apostem também na criação de pequenos negócios, com foco virado para o sector agrícola, pois, segundo disse, o país necessita de produzir muito, para garantir mais alimentos e maior sustentabilidade económica.

"Quero apenas os jovens que não se dediquem apenas em participar em concursos públicos, mas é fundamental que se dediquem também ao empreendedorismo, essencialmente no domínio da agricultura, porque a agricultura é vida, gera estabilidade económica e social e, por outro lado, também propicia segurança alimentar.

O governador incentivou,  igualmente, a nova geração a engajar-se na formação académica e profissional, mas sem colocar de parte o empreendedorismo, para que o país seja próspero. O governador disse que o Executivo tem criado programas coerentes e sustentáveis para facilitar a vida dos empreendedores, tendo como prioridade a juventude, por ser a força motriz de qualquer sociedade.

"Queremos ter jovens empreendedores, criadores de iniciativas que possam colocar o país numa posição estável e para a redução das importações”, salientou, acrescentando que aproveitou o encontro para realçar a necessidade de preservação dos bens públicos.

Papel crucial

De acordo com o jovem Amador Baptista, o empreendedorismo tem um papel crucial no desenvolvimento sustentável de qualquer país. "Por isso, é fundamental os jovens contribuirem mais para o crescimento económico”.

O seminarista adiantou que são muitos os negócios a serem realizados nas áreas do comércio, indústria, agricultura, construção civil e outros, através dos vários programas postos à disposição dos jovens.

Outro participante do encontro, Azevedo Quia, disse que as iniciativas de negócio por parte da juventude podem dinamizar a economia nacional, resultando na melhoria das condições de vida da população e na criação de postos de trabalho directos e indirectos, bem como apoiar os programas de combate à fome e à pobreza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade