Política

Governadora apela à melhoria do processo de incorporação

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, apelou, quarta-feira, aos efectivos do Distrito de Recrutamento Militar (DRM) a convergirem esforços para melhorar o sistema de recrutamento e incorporação militar dos cidadãos, em coordenação com os demais actores sociais do Estado.

15/02/2024  Última atualização 09H07
Lotti Nolika considerou o seminário de extrema importância © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro
Lotti Nolika prestou tais declarações durante a cerimónia de abertura do Encontro Metodológico dos Órgãos de Registo Militar e Modernização Administrativa, cuja actividade decorreu na sala de reuniões do Gabinete de Estatística e Planeamento do Governo do Huambo, contando com a participação de oficiais capitães, subalternos, sargentos e funcionários civis do DRM e membros do executivo provincial.

Durante o seminário, realizado sob o lema "Para maior eficácia e eficiência, melhoremos o sistema de recenseamento, recrutamento e mobilização militar”, a governadora defendeu a formação profissional do pessoal engajado no processo de sensibilização da juventude, bem como o cumprimento do serviço militar obrigatório e o sentido do dever perante a  pátria. 

Lotti Nolika considerou o seminário de extrema importância, por traduzir-se num espaço privilegiado de reflexão, formação e educação do respeito devido aos símbolos nacionais, preservação dos bens públicos e amor à pátria.

A governadora assegurou, ainda, que o Governo do Huambo está certo de que a defesa da soberania nacional passa pela coesão, harmonia e preparação permanente do cidadão, tendo em vista as mudanças cada vez mais rápidas do mundo actual.

Os temas a serem abordados durante o seminário, disse, devem contar com a participação sustentada de todos os presentes, para que sirvam de fortalecimento das Forças Armadas Angolanas (FAA), de modo a se atingirem os níveis exigidos pelos desafios do presente e do futuro, no âmbito da segurança nacional, defesa do país, manutenção e preservação da paz.

Educação patriótica

O chefe de Departamento do Distrito de Recrutamento e Mobilização (DRM) do Huambo, coronel Matos Guedes, lamentou o facto de, nos dias actuais, os cidadãos olharem para as oportunidades de ingresso nas Forças Armadas como se de um mero emprego se tratasse, ao contrário do sentimento do cumprimento de um dever patriótico. 

Segundo, ainda, o coronel Matos Guedes, o Centro de Recrutamento Militar do Huambo desenvolve trabalhos de educação patriótica no seio dos cidadãos em idade militar, porque as FAA não estão para mudar os homens, mas para servir o povo e que não faz o uso da arma como um poder.   

O Exército, acrescentou o coronel, é a escola que não se deve confundir como uma "escola da vida”, para albergar jovens com comportamentos negativos nas comunidades.

"As FAA são a reserva moral da sociedade, constituídas por homens intelectuais, disciplinados e obedientes, que dão até a própria vida em defesa da pátria angolana”, frisou.

Para o director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa no Huambo, Abel Lucamba, o seminário promovido pelo DRM do Huambo permite coordenar os trabalhos levados a cabo no âmbito do processo de recenseamento militar oficioso, tendo em conta os vários diplomas legais, aprovados em Decreto Presidencial.

Abel Lucamba lembrou que o recenseamento militar vai decorrer durante todo o ano, com a introdução de uma nova metodologia, ao contrário dos anteriores em que era realizada apenas nos meses de Janeiro.    

Os jovens nascidos nos anos de 2005 a 2006, acrescentou o director, são chamados a se deslocarem aos Postos de Recenseamento Militar, para o cumprimento do dever patriótico.

O evento, com a duração de um dia, abordou temas como, "A Relação do Concentrado Metodológico no Âmbito do Recenseamento Militar”, "Relação das Forças Armadas Angolanas FAA, com o Poder Político”, "Missão principal das Forças Armadas Angolanas”, o "Processo de recenseamento, recrutamento e incorporação militar” e o "Registo e Modernização de homens e meios de interesse de Reconstrução Nacional”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política