Política

Governadores chamados a mobilizar

Elizandra Major

Jornalista

A Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo Geral da População e Habitação de 2024 reuniu-se, quinta-feira, em Luanda, para avaliar o trabalho feito desde o começo do ano e perspectivar o que poderá acontecer nos próximos meses.

15/03/2024  Última atualização 08H35
Reunião ordinária do censo geral da população © Fotografia por: Armando Costa| Edições de Novembro
Em declarações à imprensa, o porta-voz da Comissão Multissectorial para o Censo 2024, Hernany Luís, afirmou que até ao mês de Julho os governadores provinciais vão assumir, também, a responsabilidade de, internamente, afinarem o processo de mobilização à volta do Censo Geral da População e Habitação, a ter lugar a 19 de Julho deste ano, em todo o território nacional.

De acordo com o porta-voz, a actualização da malha cartográfica encerrou em três províncias, nomeadamente, Bengo, Cabinda, Cuanza-Norte e Lunda-Sul.

Com isso, explicou, a expectativa é que nos próximos dias mais algumas províncias estarão a terminar a actualização censitária, tendo referido que, para tal, decorre um processo de entreajuda, onde a província de Cabinda está a prestar um apoio do ponto de vista técnico a do Uíge, enquanto Luanda está a beneficiar do apoio do Cuanza- Norte e do Bengo.

Hernany Luís realçou, também, que se prevê nos próximos dias o apoio do Cuanza-Sul a Benguela, de forma a acelerar o processo, que está a bom ritmo, nessa altura, tal como foi avançado pelo ministro de Estado e coordenador da Comissão.

"Estamos acima de 73 por cento de cobertura a nível nacional”, destacou.

Como novidade da reunião ordinária, acrescentou, nos próximos dias vai decorrer um processo de formação das diferentes forças vivas da sociedade, entre as quais as igrejas, jornalistas e outros actores importantes, nas diferentes províncias do país.

"Os governadores ficaram também com essa responsabilidade, para internamente poderem acelerar o nível”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política