Sociedade

Governo provincial avalia situação sócio-económica

Flávia Massua

Jornalista

As estratégias de melhoramento da segurança pública, mobilidade e saneamento básico do município do Kilamba Kiaxi, na província de Luanda, dominaram, sexta-feira, as discussões da segunda sessão ordinária do Governo Provincial, orientada pelo governador Manuel Homem.

02/03/2024  Última atualização 11H05
Administradora Naulila André e governador Manuel Homem © Fotografia por: Dr
A reunião, no âmbito do programa "Governar Juntos”, reuniu membros do Governo de Luanda, administradores municipais e gestores de gabinetes, no anfiteatro do complexo escolar Frei João Domingos, situado na Urbanização Nova Vida.

O governante ressaltou a necessidade de todos, independentemente da área de jurisdição, contribuírem, com ideias construtivas, para, na prática, serem melhorados os serviços e consequentemente a qualidade de vida da população.

"Precisamos empregar mais dinamismo e esforços para a melhoria da situação social e económica do município do Kilamba Kiaxi”, disse Manuel Homem, quando anunciava a agenda de trabalhos, composta por oito pontos, entre os quais "Plano de contingência para a época chuvosa”, "Situação financeira do município”, "Segurança pública, "Saneamento básico”, "Plano sobre a prevenção da cólera” e o "Ponto de situação sobre a requalificação do Distrito Urbano da Maianga”.

Os mecanismos de actuação, segundo Manuel Homem, devem sempre abarcar a perspectiva do amor ao próximo, tendo em conta a forma de viver nas comunidades.

Administradora apresenta as principais dificuldades

Durante a apresentação da situação sócio-económica da sua jurisdição, a administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Naulila André, salientou a necessidade de mais 829 salas de aula, para acolher 1.528 alunos do ensino primário que se encontram fora do sistema normal de ensino.

Orçamento irrisório no sector da Saúde

A gestora do município considerou irrisórios os sete milhões de kwanzas que o Gabinete da Saúde recebe por mês para a compra de medicamentos e outras despesas.

As estratégias dos gestores de unidades sanitárias resultaram na aposta de realizar, em todas as quintas-feiras, feiras da saúde nas comunidades, onde são atendidos pelo menos mil cidadãos, em várias especialidades.

Com uma população que ronda os 1.230 mil habitantes, o município de Kilamba Kiaxi foi fundado em 1976, sob diploma número 18/16, de 17 de Outubro, com sede no Distrito Urbano da Sapu.

Ordenamento do comércio

A actividade desordenada do comércio preocupa a gestora do município, onde estão disponíveis 16 mercados, sete dos quais privados, com uma capacidade total de cinco mil lugares, sendo, apenas, 50 por cento ocupados.

Das sessões de auscultação realizadas nas comunidades, Naulila André destaca a solicitação geral baseada na construção de mais salas de aula e institutos, para, futuramente, reduzir a taxa de desemprego, tendo em conta as debilidades do ponto de vista académico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade