Desporto

Guerreiros perdem Jogos e ganham passeio na Turquia

Silva Cacuti

Jornalista

Depois de confirmada a ausência da Selecção Nacional sénior masculina de andebol “Guerreiros”, na 13ª edição dos Jogos Africanos de Accra, Ghana, a Federação Angolana de Andebol (FAAND) anuncia a ida da equipa para uma "tourné", em Ancara, Turquia, onde vai disputar três jogos amistosos diante da congénere local.

28/02/2024  Última atualização 11H05
Presença dos angolanos em Ancara enquadra-se na semana da Federação Internacional © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

A presença angolana na Turquia enquadra-se na semana da IHF, programada de 11 a 19 de Março. Os jogos, a convite da Federação turca,  realizam-se na cidade de Ancara.

De acordo com Onédio da Silva, director executivo da FAAND, está em marcha a preparação da deslocação da equipa e , em breve, pode ser hoje, torna-se pública a convocatória de Filipe Cruz, para os referidos amistosos.

A Selecção Nacional  não vai disputar o torneio dos Jogos Africanos  de Accra, por razões ainda não afloradas publicamente pela FAAND. O assunto está a gerar polémica entre os fazedores da modalidade, que exigem um pronunciamento público por parte da Federação e do Ministério da Juventude e Desportos.

Pedro Neto, antigo integrante dos Guerreiros, abordou o assunto nas redes sociais, onde desafia os responsáveis federativos a trazerem a público as razões da ausência dos detentores do troféu.

Os responsáveis da federação alegaram que a equipa estava numa suposta lista de espera da Confederação Africana de Andebol. A realização do sorteio da competição, no sábado, deitou por terra as esperanças de inclusão dos atletas de Filipe Cruz no Torneio.

Perolas com anfitriãs

Contrariamente aos Guerreiros, as Pérolas, foram sorteadas no grupo preliminar "A", o mesmo da Selecção do Ghana, que se estreia na prova. Além de Angola e as anfitriãs, Argélia e Burkina Faso integram o grupo. A outra série é formada por Camarões, RDC, Uganda e Mali.

O torneio de andebol disputa-se de 12 a 23 de Março. As Pérolas detêm o troféu da última edição, disputada em 2019, em Rabat, Marrocos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto