Política

“Hage Geingob foi um grande panafricanista”

O representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco José da Cruz, considerou, quarta-feira, o Presidente da Namíbia, Hage Geingob, falecido domingo último por doença, um “panafricanista descomprometido e de personalidade forte”, que muito contribuiu para questões como a reforma do Conselho de Segurança da ONU.

08/02/2024  Última atualização 10H10
Presidente da Namíbia, Hage Geingob, faleceu domingo © Fotografia por: DR
De acordo com um comunicado da Representação Permanente de Angola junto das Nações Unidas, o reconhecimento foi expresso pelo embaixador no início dos trabalhos da reunião mensal dos representantes permanentes dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Francisco da Cruz reiterou ainda que Hage Geingob foi um diplomata refinado e estadista distinto. "Deixou-nos um legado profundamente enraizado em princípios que perdurarão pelas gerações vindouras”, ressaltou.

Livro de condolências aberto em Luanda

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou que Hage Geinghob foi um dos mais valiosos filhos da Namíbia e dedicou toda a sua vida às causas mais nobres do seu país, desde a luta de libertação à consolidação da independência, rumo ao desenvolvimento.

No livro de condolências, aberto na Embaixada da Namíbia em Angola, o chefe da diplomacia angolana expressou sentimentos de pesar ao povo namibiano, ao Estado e à família enlutada.

Jovelina Imperial destaca liderança do estadista

A embaixadora de Angola na República da Namíbia, Jovelina Imperial, considerou o falecido Presidente Hage Geingob "um grande líder”, que marcou a história e a vida do povo namibiano.

O reconhecimento foi expresso no livro de condolências aberto no gabinete da Primeira-Ministra da Namíbia, Saara Kuugongelwa Amadhil, tendo manifestado na mensagem o seu sentimento de pesar e dos angolanos residentes naquele país vizinho.

"Neste período triste para o Governo e o povo irmão da Namíbia, em meu nome e da minha família, e em nome dos diplomatas, funcionários da Embaixada, bem como da comunidade angolana residente na Namíbia, gostaria de transmitir as minhas mais sentidas condolências e a expressão de profunda solidariedade ao Governo e ao povo da República da Namíbia”, refere a diplomata.

No período da tarde, Jovelina Imperial dirigiu-se à residência oficial para cumprimentar a viúva do saudoso Chefe de Estado namibiano, Monica Geingos e família.

A também vice-decana dos embaixadores acreditados na Namíbia sublinhou no livro de condolências, que a falta do Presidente Hage Geingob será sentida com carinho em Angola, África e na Região da SADC, tendo em conta a história partilhada entre os dois países.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política