Mundo

Huthis atacam navios no Mar Vermelho

Os rebeldes huthis do Iémen lançaram, na sexta-feira, três mísseis em direcção ao Mar Vermelho, sem que tenha havido feridos ou danos em qualquer navio, disse, ontem, o Exército dos Estados Unidos da América.

17/03/2024  Última atualização 12H08
© Fotografia por: DR

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) partilhou que três mísseis balísticos anti-navio foram disparados de áreas do Iémen controladas pelos huthis. Num comunicado divulgado na rede social X, o Centcom, responsável pelo Médio Oriente, sublinhou que "não houve feridos ou danos relatados por navios dos EUA, da coligação" ou da marinha mercante.

Os huthis começaram por lançar vários ataques contra território israelita e contra navios com alguma ligação a Israel, na sequência da ofensiva na Faixa de Gaza. No entanto, líderes do Hamas e dos huthis reuniram-se, na semana passada, para discutir a coordenação das suas acções contra Israel, adiantaram, na sexta-feira, fontes palestinianas à agência de notícias France-Presse.

Durante a reunião com as facções palestinianas, os huthis, apoiados pelo Irão, "confirmaram que continuariam as operações no Mar Vermelho" para "apoiar a resistência palestiniana".

O Hamas, a Jihad Islâmica e os huthis fazem parte, nomeadamente do "eixo de resistência", um agrupamento de movimentos hostis a Israel e aos Estados Unidos. Os rebeldes controlam a capital do Iémen, Saná, e outras áreas no Norte e Oeste do país desde 2015. As suas   acções obrigaram muitos armadores a suspender a passagem pelas rotas marítimas do Mar Vermelho.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo