Opinião

28/04/2024 Última atualização 08H06
Opinião

O caminino e a zungueira

Na Sanzala dos Parentes Mais Pobres, nas últimas horas tem acontecido coisas que só visto.

28/04/2024 Última atualização 07H51
Opinião

Ensino convergente: uma solução

Uma discussão frequente, actual e que se impõe no presente é o da metodologia de ensino da língua portuguesa em Angola, um país multilingue.

28/04/2024 Última atualização 07H49
Opinião

Ontologia de uma historiografia literária angolana - VIII

Na segunda do século XX, a absolutização do texto literário foi um paradigma que dominou o espaço académico europeu e norte-americano consagrado aos estudos literários e à filosofia da literatura. Tal acontecia por influência dos tribunos da “imanência do texto literário”. Reinavam os dogmas da escola do “New Criticism”, a chamada Nova Crítica. O continente africano registava nessa época uma vaga das independências dos cinco países africanos cuja língua oficial era o português. O crescente interesse pelas respectivas literaturas era revelador de uma ignorada soberania epistémica e literária. Surgia assim uma nova disciplina. O seu objecto era atípico, na medida em que correspondia a um universo de massas como se fosse um enxame cuja legitimidade epistémica inspira suspeita. Trata-se de “Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”,“Lusophone African Literatures” ou “African Literature in Portuguese”, em inglês, unidade curricular integrada, inicialmente, em programas da Licenciatura em Letras Modernas, Literatura Portuguesa e Estudos Portugueses. Mas essa disciplina não representa um conjunto de propriedades e singularidades. Ao invés, a sua categorização obedece a critérios equívocos, designadamente, a história da colonização portuguesa e a expansão da língua portuguesa

28/04/2024 Última atualização 06H15
Opinião

Punição aos autores da vandalização de bens públicos

A vandalização de bens públicos tomou contornos alarmantes. Quase todas as semanas, são reportados casos do género.Bens ou infra-estruturas que consumiram avultadas somas em dinheiro para serem construídos, são destruídos, quer para a busca fácil de dinheiro, quer por pura maldade. Os sectores da Energia e Águas, Transportes, Telecomunicações, Saúde e Educação têm sido os principais alvos.

28/04/2024 Última atualização 06H15
Opinião

Avaliação das aprendizagens: uma análise do processo educativo em sala de aula (I)

Os sistemas educativos contemporâneos continuam com problemas para garantir que todas as crianças e jovens possam ter acesso a uma educação e formação que lhes permitam integrar-se plenamente nas sociedades.

27/04/2024 Última atualização 06H25
Opinião

É necessário humanizar os serviços de tributação

Por conta de algum ajuste da pauta aduaneira, concretamente relacionada com a taxação dos produtos de uso pessoal, nos últimos dias, a Administração Geral Tributária (AGT) esteve, como se diz na gíria, na boca do povo. A medida gerou uma onda de insatisfação e, sendo ou não apenas a única razão, foi declarada a suspensão daquela modalidade de tributação, nova na nossa realidade.

27/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Rosa de veludo caule

Persigo, incessante, mais um instante para privilegiar o sossego. Para a parte maior da raça humana, pondero tratar-se da necessidade que se vai evidenciando quando a tarde eiva as objectivas da vida. Rastos de águas passadas há muito direccionam o moinho para a preciosidade do tempo.

27/04/2024 Última atualização 06H00
Opinião

Autarquia: um novo paradigma de gestão sócio-administrativa

No sentido lato, a descentralização da administração pública não deve ser encarada apenas como um expediente” técnico e utilitário”, para melhoria da eficácia e eficiência. Por conseguinte, a ideia filosófica usada como base para elencar outros conceitos em outros ramos do conhecimento, o bem comum é definido a partir do interesse público, ou seja, tudo que é pertinente ao usufruto ou que beneficie uma sociedade como um todo.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

As hipóteses académicas e a realidade da economia

Em diferentes ocasiões, vimos como o mercado angolano reage em sentido contrário às hipóteses académicas, avançadas como argumentos para justificar a tomada de certas medidas no âmbito da reestruturação da economia ou do agravamento da carga fiscal.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

Acções de responsabilidade social

O conceito de Responsabilidade Social teve grande visibilidade desde os anos 2000, e tornou-se mais frequente depois dos avanços dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Portanto, empresas socialmente responsáveis nascem do conceito de sustentabilidade económica e responsabilidade social, e obrigam-se ao cumprimento de normas locais onde estão inseridas, obrigações que impactam nas suas operações, sejam de carácter legal e fiscal, sem descurar as preocupações ambientais, implementação de boas práticas de Compliance e Governação Corporativa.

26/04/2024 Última atualização 11H35
Opinião

O komba do Passado Colonial passa por desculpas e reparações

A ideia segundo a qual Portugal deve assumir as suas responsabilidades sobre os crimes cometidos durante a Era Colonial, tal como oportunamente defendida pelo Presidente da República portuguesa, além do ineditismo e lado relevante da política portuguesa actual, representa um passo importante na direcção certa.

24/04/2024 Última atualização 13H50
Opinião

As transições políticas e democráticas em África

O continente africano é marcado por um passado colonial e lutas pela independência, enfrenta, desde o final do século passado e princípio do século XXI, processos de transições políticas e democráticas, muitas vezes, marcados por instabilidades, golpes de Estado, eleições contestadas, regimes autoritários e corrupção. Este artigo é, em grande parte, extracto de uma subsecção do livro “Os Desafios de África no Século XXI – Um continente que procura se reencontrar, de autoria de Osvaldo Mboco.