Mundo

Indonésia apreende petroleiros

As autoridades da Indonésia indicaram, ontem, ter apreendido dois petroleiros, um iraniano e outro pa-namenho, suspeitos da transferência ilegal de petróleo nas águas do país do Sudeste da Ásia.

26/01/2021  Última atualização 10H47
Segurança marítima indonésia, apreende petroleiros © Fotografia por: DR
Os petroleiros, o MT Horse com pavilhão iraniano e o MT Freya de bandeira panamenha, foram detectados no domingo ao largo da província de Kalimantan e confiscados após terem recusado contactos por rádio, indicou a agência de segurança marítima indonésia.
"Apreendemos os dois petroleiros ontem (no do-mingo) e continuamos o nosso inquérito”, indicou à AFP o porta-voz da agência, Wisnu Pramandita.

"A tripulação está a ser interrogada”, disse ainda.
Os membros da tripulação são suspeitos de vários delitos, nomeadamente de não ter mostrado as bandeiras dos navios, de desligar os sistemas de identificação para evitar a detecção e de transferir ilegalmente petróleo de um navio para outro.
A Administração do ex-Presidente  Donald Trump, acusou, por diversas vezes, o Irão de vendas clandestinas de petróleo no alto mar para evitar as sanções impostas por Washington.
Em Teerão, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros declarou que foram recebidas "informações contraditórias” sobre os petroleiros apreendidos e aguardam por mais esclarecimentos sobre o caso.
"Teerão soube que os navios foram apreendidos por "um problema técnico”, indicou Said Khatibzadeh.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo