Sociedade

Internet liga Sombo ao mundo

Adão Diogo | Sombo

Jornalista

Na localidade de Muacongolo, comuna de Sombo, município de Saurimo, na Lunda-Sul, o soba Joaquim Agostinho Txicosso observa, curioso, a partir do visor de um telemóvel digital, o sobrinho, que vive e trabalha na cidade.

02/03/2024  Última atualização 09H25
Munícipe da comuna de Sombo satisfeito com o serviço, Alguns cidadãos falaram com familiares no exterior do país © Fotografia por: Kamuanga Júlia | Edições Novembro| Saurimo
Em vídeo conferência, Txicosso e o sobrinho conversam na língua nacional cokwe. Admirado e feliz com a nova realidade tecnológica, desvia por alguns segundos os olhos da "telinha" do telemóvel, para reparar à sua volta. Ele procura alguém que o possa ajudar a manusear melhor o aparelho.

"Sei que isso não é feitiço. Neste preciso momento, estou a ver e ouvir tudo o que o meu sobrinho faz e fala", diz, empolgado com a fantasia propiciada pelo aparelho, que lhe foi cedido ocasionalmente, depois da activação do sinal de Internet.

O soba de Muacongolo prossegue à fala e, depois, solta fortes gargalhadas ao encerrar o diálogo. Está visivelmente emocionado. Devolve o aparelho "mágico” e agradece. Agora, Joaquim Txicosso só pensa em organizar as finanças para adquirir o seu telefone. Quer ver e conversar à vontade com os familiares que vivem distantes da sua localidade.

Quem chega ao Sombo, vindo de localidades vizinhas, para constatar a nova realidade social são os jovens Pedrito Txihunga e Loriano Manhica, que percorreram dezenas de quilómetros. "Com o que vemos e ouvimos, estamos a pensar em mudar para cá, para também desfrutarmos da Internet que o Governo colocou aqui", disseram.

A administradora da comuna de Sombo, Fernanda Mingas, destaca que a instalação do sinal da Internet na localidade, através do projecto "Conecta Angola”, ilustra uma viragem histórica, que marca o fim de décadas de isolamento e o início de uma partilha irreversível no mundo da globalização.

Fernanda Mingas ressalta que o acesso gratuito ao sinal da Internet, num raio de acção de cerca de 400 metros, simplifica a emissão de vários serviços sistematizados. "Poupa esforços e custos com deslocações obrigatórias à sede da província, além de disponibilizar ao utilizador um manancial de informações valiosas, a partir de um telemóvel digital”, referiu.

Com dois computadores conectados ao sistema, numa das salas da escola do I Ciclo da localidade, alunos e professores realizam pesquisas para aprofundar conhecimentos e elevar o nível de cultura em diversas áreas. Para trás fica um período de dependência exclusiva aos livros.

A eficiência no funcionamento do sistema, activado, em Outubro do ano passado, foi testada através de uma chamada em vídeo conferência, feita pelo vice-governador da Lunda-Sul para a área Técnica e Infra-Estruturas, Cláudio Pemessa, durante a qual interagiu, a partir do Sombo, com Mário Augusto de Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

O administrador executivo da Angola Telecom, António Mascarenhas, satisfeito com os resultados do projecto, explicou que as iniciativas realçam o compromisso de estimular a província para avançar na área das telecomunicações.

Segundo o responsável da Angola Telecom, os passos dados norteiam a aposta no desenvolvimento tecnológico e social, para disponibilizar serviços em zonas recônditas, através de pontos de acesso gratuito à Internet. "A ideia é vincar a democratização no acesso da sociedade à informação e contribuir para a inclusão digital de todos”, acrescentou.

António Mascarenhas ressaltou que, a partir do Sombo, o projecto "Conecta Angola” mudou o curso da história da província da Lunda-Sul, ao colocar à disposição dos cidadãos um importante serviço, garantido pelo satélite Angosat-2, suporte indispensável do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), da Angola Telecom, Infrasat, Fadecom e Infosi (Progresso tecnológico infinito.

 O administrador executivo da Angola Telecom, António Mascarenhas, sublinhou que a Internet representa um "progresso tecnológico infinito”, com visibilidade notável nas áreas da Educação, Saúde, Empreendedorismo e noutros sectores.

 À população do Sombo, António Mascarenhas apelou ao uso correcto dos equipamentos instalados, tendo garantido, na ocasião, que investimentos deste tipo vão continuar a ser feitos "para levar esta realidade a todos os municípios e comunas do país, dentro de quatro anos".

O impacto da "Conecta Angola," nas cidades mais isoladas do país, de acordo com o responsável, mereceu referências no último discurso à Nação proferido pelo Presidente da República, João Lourenço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade