Economia

Japão desce para 4.ª economia mundial em 2023

JA Online

O Japão perdeu, no ano passado, o título simbólico de terceira maior economia mundial para a Alemanha, sobretudo devido à queda do iene, indicam dados preliminares do produto interno bruto (PIB) japonês hoje publicados.

15/02/2024  Última atualização 08H29
© Fotografia por: DR | Arquivo

Em 2023, o PIB nominal do Japão ascendia a 591,5 biliões de ienes (3,67 biliões de euros), contra 4,12 biliões de euros da Alemanha, cujo PIB nominal foi impulsionado pela inflação, que se manteve elevada no país no ano passado, refere a Lusa.

Mas em termos reais, ou seja, excluindo a inflação, o PIB japonês acelerou no ano passado (+1,9%, contra 1% em 2022), enquanto a economia alemã registou uma contracção de 0,3%, de acordo com dados oficiais publicados em Janeiro.

Potência exportadora, a Alemanha está a sofrer com a fraca procura externa, os custos da energia para o grande sector industrial e a subida das taxas de juro pelo Banco Central Europeu numa tentativa de vencer a inflação.

O agravamento da situação económica da Alemanha faz com que o novo título de terceira potência económica mundial, esperado desde previsões do Fundo Monetário Internacional feitas em Outubro, seja visto como uma ilusão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia