Especial

Jornal Gulf Times do Qatar dedica suplemento a Angola

O jornal Gulf Times, do Qatar, publicou este mês um suplementto sobre Angola, em que apresenta o país nas mais variadas dimensões, com realce para os aspectos económicos, diplomáticos, turísticos, culturais e desportivos.

28/02/2024  Última atualização 09H10
Publicação, produzida em colaboração com a missão diplomática angolana © Fotografia por: DR
O suplemento, baseado em matérias publicadas numa revista produzida, em inglês, pela Embaixada de Angola no Qatar, em associação com o jornal qatari Gulf Times, refere  que o Governo aprovou, recentemente, a Estratégia de Longo Prazo Angola– 2050, que assenta numa economia diversificada e próspera, com ênfase nos sectores da Agricultura, Pecuária, Pesca, Indústria transformadora, Recursos minerais e Turismo, para gerar empregos e renda sustentável para as famílias.

O suplemento indica que para o relançamento da agricultura e a diversificação da economia, o Governo apostou fortemente na captação de investimento estrangeiro, seja público como privado, com vista a catapultar o desenvolvimento multifacetado do país, com reflexos na melhoria da qualidade de vida dos angolanos.

Domínio diplomático

No domínio diplomático, a publicação ressalta que o Presidente João Lourenço tem priorizado activamente a promoção da paz e estabilidade no continente africano e globalmente, e que, na sua qualidade de Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação em África, tem efectuado numerosas deslocações ao exterior e promovido reuniões em Angola, como parte da sua agenda diplomática.

"Fruto do seu empenho nessa vertente, o Presidente tem conquistado a simpatia e o encorajamento de parceiros para a prevenção e resolução de conflitos em África, valendo-se da sua experiência nacional e liderança, no quadro da hoje reconhecida "Doutrina Angolana de Resolução de Conflitos”, reconhece a publicação.

Plano turístico

No plano turístico, o suplemento diz que a promoção do turismo é uma das prioridades do Governo angolano, que tomou várias iniciativas, como a medida de isentar cidadãos de 98 países de vistos de turismo para entrada em Angola, o que permitiu uma maior dinamização da actividade turística no país.

Relativamente à cultura, o jornal escreve que o longo período de guerra que Angola viveu antes e depois da Independência Nacional não foi capaz de destruir a ancestralidade de uma nação, tendo mostrado ao mundo o seu potencial cultural ao organizar aquela que é considerada, até hoje, a maior festa da cultura nacional, o Festival Nacional da Cultura (FENACULT), em 1989.

Sector do Desporto

Quanto ao Desporto, o jornal Gulf Times realça que Angola já mostrou ao mundo o seu potencial, mormente nas modalidades colectivas como o futebol, basquetebol e andebol, mas também nas disciplinas individuais, nos últimos anos. Mas o andebol e o basquetebol são, sem dúvidas, as modalidades que mais sucesso conseguiram a nível continental, em particular, e mundial, em geral.

Novo Aeroporto Internacional

A publicação também faz referência ao novo Aeroporto Internacional de Luanda – Dr. António Agostinho Neto, considerando que tem potencial para impulsionar o crescimento do transporte aéreo nacional e internacional, beneficiando perto de 415 milhões de pessoas e contribuindo para o aumento do turismo e a captação de investimento estrangeiro para Angola, bem como promover a imagem do país no mundo.

A 3ª edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, realizada na capital angolana, de 22 a 24 de Novembro de 2023, também mereceu menção do suplemento, ao considerar que a mesma privilegiou a partilha de visões sobre a cultura de paz, segurança, cidadania africana, democracia, edificação de sociedades mais pacíficas, transformando atitudes e abordagens nos domínios político, económico e social, para o fortalecimento dos pilares do crescimento integral de África.

A revista em que se baseou o Gulf Times para produzir o suplemento apresenta várias outras facetas de Angola, como o clima, fauna, flora, entre   outras informações úteis.

Valores partilhados

Na nota de abertura, o embaixador de Angola no Qatar, António Coelho Ramos da Cruz, refere que desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, em 2006, cultivou-se uma relação marcada por valores partilhados, compromissos de alto nível e uma cooperação frutífera em vários domínios.

"A visita oficial a Doha do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, em Setembro de 2019, foi um marco significativo. Durante esta visita, foram assinados vários acordos de cooperação, lançando as bases para uma parceria bilateral robusta”, escreveu o embaixador.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial