Sociedade

Jornalistas recebem carteiras

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

Um total de 29 jornalistas dos órgãos públicos e privados da província de Malanje recebeu, na sexta feira, as respectivas carteiras que os habilitam ao exercício da profissão.

02/05/2021  Última atualização 07H00
Luísa Rogério disse que se prevê entregar 2.500 carteiras © Fotografia por: Edições Novembro
A presidente da Comissão da Carteira e Ética, Luísa Rogério, fez a entrega das carteiras, durante um acto realizado nas instalações da emissora provincial da Rádio Nacional de Angola. O jornalista reformado da Edições Novembro Adelino Ngunza foi o primeiro a receber a carteira profissional.
 De acordo com Luísa Rogério, prevê-se a entrega de 2.500 carteiras em todo o  país até finais de Junho, e considerou o acto como sendo de grande simbolismo.

 Realçou que a carteira é um documento que vai habilitar os jornalistas a exercer a actividade profissional a nível nacional e internacional, e da sua certificação profissional. Acrescentou que o documento tem a ver, também, com a observância dos direitos e deveres dos profissionais de informação, à  luz do que a lei lhes confere.

 Luísa Rogério disse que até finais de Maio serão entregues 1.175 carteiras, número correspondente aos de profissionais inscritos pela comissão, recordando que foram distribuídos, até à data, 205 documentos em Luanda, Bié e Malanje.
 Até  final de Maio, prevê -se a entrega de 150 carteiras para os profissionais das províncias da Huila e Namibe.
 
O jornalista da RNA Osvaldo da Paixão, um dos contemplados com a carteira, considerou ser um momento de satisfação e que fica marcado nos anais da sua vida profissional. Acrescentou que o documento constitui um valor acrescentado, porque confere aos jornalistas maior dignidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade