Economia

Mais de 20 empresários interessados na privatização

Ana Paulo

Jornalista

Mais de 20 empresários, entre nacionais e estrangeiros, que actuam na área de hotelaria e de restauração, manifestaram interesse em participar da privatização de 39 unidades hoteleiras das redes UI, IKA e BINA, que será lançado nos próximos dias.

09/02/2024  Última atualização 11H46
A privatização do concurso público por via electrónica terá um prazo máximo de dois meses © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
As intenções foram expressas ontem em Luanda durante uma sessão de consulta à classe empresarial, cujo principal objectivo foi discutir os procedimentos a serem considerados para a participação activa dos mesmos.

Por enquanto, ainda não foi divulgada a data em que os investidores poderão enviar as suas candidaturas ao Instituto de Gestão de Activos e Programa de Participações do Estado (IGAPE).

No entanto, foi informado que os hotéis em questão estão localizados em 15 províncias no país. Dos 39 activos a serem vendidos, 28 pertencem à rede IU, 10 à rede IKA e uma unidade pertence à rede BINA.

A maioria das unidades está concentrada nas províncias do Leste, especialmente na Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico. As restantes  estão localizadas nas províncias do Namibe, Moçâmedes, Tombwa, Lubango, Benguela, entre outras regiões.

As unidades hoteleiras da rede IU foram construídas numa área de 3.760 metros quadrados, com sete andares e 60 quartos, classificadas como três estrelas. Entre as 28 unidades existentes, 15 estão paralisadas em nove regiões do país.

Já as unidades da rede IKA foram construídas numa área de 10.950 metros quadrados, com seis andares, 150 quartos e com categoria de quatro estrelas. Em termos de execução, uma está em funcionamento na província de Luanda, três estão paralisadas e seis estão inacabadas.

A privatização do concurso público por via electrónica terá um prazo máximo de dois meses, com o objectivo de permitir a participação dos interessados no programa, especialmente nas visitas às instalações. Após a realização na plataforma, o leilão terá um período de 24 horas. Quanto ao termo de transferência da propriedade dos hotéis, o prazo mínimo será de 1 ano.

Reacções

Numa cerimónia com mais de 20 empresários, destaque para   a reacção de Paula Dias, da rede de hotéis Chic Chic, que afirmou que "o processo é favorável e, quanto aos requisitos, a rede tem condições e capacidade para atender às expectativas".

Por sua vez, o presidente da Associação dos Resorts e Hotéis de Angola (AHRA), Ramiro Barreira, enfatiza a necessidade de "mais unidades hoteleiras para dinamizar ainda mais o sector”.

Relativamente às regras do processo, Augusto Caliquemala, administrador do IGAPE, assegura que serão respeitadas todas as normas jurídicas e os procedimentos necessários para o sucesso do concurso.

Augusto Caliquemala, que reafirmou o compromisso desde o início do PROPRIV, exorta os empresários a participarem activamente no processo, aproveitando as oportunidades de investimento disponibilizadas pelo Governo.

  NAMIBE
Vendedeiras com novo espaço para comercializar pescado

Mais de 400 vendedeiras de peixe seco e fresco do município de Moçâmedes, na  província do Namibe, contam desde ontem, 8, com um novo espaço para comercialização do seu produto, localizado na Praia Amélia que dista há mais de sete quilómetros de distância da sede capital.

O novo espaço foi cedido pela Administração de Moçâmedes, após um encontro mantido entre o governador da província, Archer Mangueira, e as mulheres peixeiras desta urbe, que há mais de dois anos clamavam por um lugar condigno para a comercialização do pescado. O antigo mercado desabara em 2022, devido o seu estado de degradação avançado.

  CABINDA
Porto arrecada mais DE 6 mil milhões de kwanzas

Mais de seis mil milhões de kwanzas foram arrecadados em 2023, pela Empresa Portuária de Cabinda, menos kz 83 milhões, em comparação ao período homólogo de 2022, anunciou na última quarta-feira o Conselho de Administração (PCA) da Empresa Portuária de Cabinda, José João Kuvingua, no acto de comemoração dos 62 anos da existência do porto.

De acordo com o PCA, as receitas arrecadadas resultam de serviços carga, descarga de mercadorias brutas e contentorizadas entre outros. E vincou que, durante o período em análise, a instituição portuária fez o manuseamento de 16.043 contentores e bem como  movimentou 194 mil toneladas de mercadorias diversas.

  CUNENE
Quatro mil camponeses incorporados nas escolas de campo

Quatro mil camponeses dos municípios do Curoca, Cahama, Cuvelai, Cuanhama e Ombadja, província do Cunene, estão agregadas em 81 escolas de campo agrária (ECA), implementadas pelo Projecto de Fortalecimento de Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).

A informação foi prestada ontem, pelo coordenador adjunto do FRESAN no Cunene, Juan Molina, referindo que desde a implementação do projecto em 2018, as escolas estão a ser assistidas por mais de quatro mil camponeses, que beneficiaram de instruções sobre as práticas agrícolas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia