Sociedade

Mais de 27 mil mangais são plantados em Luanda

Edna Mussalo

Jornalista

Ao todo, 27.030 mangais foram, ontem, plantados em Luanda, no quadro da iniciativa do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, para repovoar um milhão da espécie até ao final do ano.

25/04/2021  Última atualização 08H02
País apostado na plantação de um milhão de mangais este ano © Fotografia por: Santos Pedro | Edições Novembro
No acto, que decorreu, ontem, na Praia do Tapo, no bairro Ramiros, arredores de Luanda, participaram cerca de 600 pessoas, com o objectivo de proteger a orla marítima, com a plantação de mangais. A preservação das espécies vegetais e animais, bem como das comunidades que têm a orla costeira como fonte de subsistência, é outro objectivo do projecto.

Segundo o assessor económico e social do Vice-Presidente da República, Marcelino Martins, a campanha é um desafio feito por Bornito de Sousa durante uma reunião entre a União Africana (UA) e organizações ambientais.

Marcelino Martins adiantou que o Governo pretende estender o projecto às províncias de Benguela, Cuanza-Norte,Cuanza-Sul, Bengo e Zaire. A iniciativa conta com a participação activa das Embaixadas britânica, americana e sueca, bem como da Organização Não-Governamental angolana Otchiva, Mónica Martins, membro fundadora da Otchiva, que tem como finalidade a protecção de mangais, acrescentou que a campanha tem como base a reflorestação de mangais, dando apoio ao desafio do Vice-Presidente da República à comunidade internacional de o país plantar um milhão de mangais até Dezembro deste ano.

Mónica Martins referiu que a campanha de ontem também foi alusiva ao Dia da Terra, assinalado a 22 deste mês. Realçou que os mangais desempenham um papel importante na preservação das espécies marinhas e evitam erosões, tsunami e calemas, além de serem a protecção de viveiros de algumas espécies de peixes, caranguejos e outros moluscos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade