Economia

Mais de metade das MPMEs certificadas estão em Luanda

Ana Paulo

Jornalista

No ranking das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) registadas e certificadas em todo o território nacional pelo Instituto Nacional de Apoio às Micros, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em 13 anos, as províncias que ultrapassam a fasquia dos milhões de habitantes sobressaem nos primeiros lugares.

14/03/2024  Última atualização 11H41
Instituição registou, até à presente data, mais de 41 MPMEs certificadas com sucesso © Fotografia por: DR
Entretanto,  Luanda é a que mais número registou (23.336),  segundo descreveu ontem ao Jornal de Angola o presidente do Conselho de Administração da instituição, João Nkosi, o que significa que 56% das MPMEs, num universo de  41 mil e 339, estão concentradas na capital angolana.

No top 5, a seguir  a Luanda, destacam-se Benguela (com 2.882 empresas certificadas), Uíge (com 1.928), Huíla (com 1.577) e Huambo (com 1.247).

De acordo com os dados divulgados pelo PCA do INAPEM,a classe com maior número de empresas certificadas  foi a  das micro empresas,  com 35.493, ou seja, 85% do total. Seguiram-se as classes das pequenas empresas com 3.017 ou 7% e da classe médias  com 2.829 ( 6,8%)

É importante ressaltar que

o processo de certificação ocorre em todo o país, de acordo com a Lei 30/11, de 13 de Setembro, das Micros, Pequenas e Médias Empresas, que estabelece medidas de incentivo fiscal para impulsionar o empreendedorismo nacional, formalizar a economia, estimular o emprego e o autoemprego, e reduzir a pobreza.

 Segundo João Nkosi, "a organização está no caminho certo”, pois  "o processo se tornou disruptivo, tornando-o mais ágil”. E lembrou que  "há 11 anos as instituições localizadas nos 164 municípios de todo o território nacional precisavam se deslocar até à Marginal de Luanda para a obtenção de certificados, um facto que hoje não é mais real”.

João Nkosi destacou, igualmente,  que, no âmbito do processo disruptivo,  o INAPEM,  em parceria com o PNUD e a AGT, continuam  a trabalhar para aumentar a adesão.

 
Secretário de Estado para o Investimento Privado

Executivo assegura fortalecimento na qualificação e financiamento

Seguindo o modelo inovador  de apoio às micro, pequenas e médias empresas, o INAPEM conseguiu, nos últimos dois anos, registar a criação de mais de 4.500 processos de empresas, sendo que aproximadamente 2.000 delas receberam financiamento.

Com a experiência do INAPEM e da sua rede de apoio, incluindo prestadores de serviços e formadores das 18 províncias, a instituição garante que  alcançará os resultados esperados.

Com o intuito de dar continuidade à promoção das MPMEs, o secretário de Estado para o Investimento Privado, Ivan Marques dos Santos, ressaltou que, no âmbito do "Projecto Diversifica Mais", serão disponibilizados 250 empréstimos, dos quais 66 serão destinados às Micro, Pequenas e Médias Empresas lideradas por mulheres.      

No âmbito deste projecto, Ivan Marques dos Santos destacou  ainda que serão destinados 115 milhões de dólares para melhorar o acesso ao financiamento e para o processo de capacitação de 130 milhões de dólares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia