Sociedade

Mais empreendimentos sociais em funcionamento na Conda

Víctor Pedro|Sumbe

Munícipes da Conda, na província do Cuanza-Sul, têm à disposição mais equipamentos sociais, inaugurados, terça-feira, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

08/02/2024  Última atualização 11H20
Administrador municipal aconselhou os jovens a apostarem na criação de pequenas empresas de prestação de serviços © Fotografia por: Victor Pedro | Edições Novembro | Sumbe
O administrador municipal da Conda, Adão da Silva Pereira, inaugurou três salas de aula anexas à escola de ensino primário "Coração de Jesus”, cujas obras ficaram orçadas em 12 milhões kwanzas, uma alfaitaria, onde foram empregues 17 milhões de kwanzas, e três cozinhas comunitárias, com infra-estruturas pré-fabricadas, tendo custado 24 milhões de kwanzas.

Adão da Silva Pereira fez, por outro lado, a entrega de cadeiras de rodas, muletas para adultos e crianças, cobertores, roupa e cestas básicas, compostas por arroz, fuba, óleo vegetal, açúcar, sal e sabão, a 75 famílias.

Na mesma ocasião, o administrador da Conda entregou kits e meios agrícolas a 180 camponeses, afectos à quatro cooperativas agrícolas, das quais uma composta por jovens, duas por mulheres camponesas e uma por ex-militares.

A cada uma das referidas cooperativas foram entregues, também, duas caixas de instrumentos de trabalho, como enxadas, catanas, limas de aço, machados, pulverizadores, botas de borracha, óculos de protecção, rolos de tubos para a irrigação, além de sementes melhoradas de milho, feijão, hortícolas, bem como fertilizantes, fungicidas e insecticidas.

Segundo Adão da Silva Pereira, a entrega dos equipamentos sociais e meios para o apoio ao sector da Agricultura e bens de primeira necessidade faz parte das acções da agenda do Governo Provincial e da Administração Municipal, no quadro da governação participativa.

"Estamos satisfeitos por cumprir mais uma etapa do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza referente ao ano transacto, acto que nos anima, por se constituir num incentivo ao meio rural. Reiteramos que acções do género vão decorrer noutras localidades do município”.

O Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) e outros implementados pelo Governo Provincial, explicou, visam incentivar as famílias desfavorecidas e outras  a apostarem na agricultura, empreendedorismo e comércio rural, para o aumento da produção local e garantir a comercialização dos produtos.

"Devem ganhar a vida por via de uma actividade comercial ou produtiva e continuar a criar empregos para outros jovens e não só”, apelou.

 Beneficiários garantem aumento da produção

A presidente da Cooperativa Agrícola 15 de Outubro, Aurora José António, que beneficiou de tubos de rega, uma moto de três rodas para o escoamento dos produtos, instrumentos de trabalho, sementes e fertilizantes, saudou a iniciativa do Executivo de criar o programa que está a apoiar famílias camponesas.

"Comprometemo-nos em trabalhar para aumentar a produção de alimentos e cuidar bem dos meios que recebemos. Pedimos que outras cooperativas sejam contempladas” disse.

A jovem Estela André, que, após a abertura da cozinha comunitária ganhou o seu primeiro emprego, no Campo Municipal da Conda, saudou o gesto da Administração Municipal e da Direcção da Acção Social e Igualdade do Género. "Agradeço pela oportunidade que tive e espero que o Governo continue a apoiar as famílias menos favorecidas, sobretudo os jovens”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade