Economia

Malanje: Lançada campanha de colheita de milho na Fazenda Quizenga Lutete

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

A Fazenda Quizenga Lutete, em Cacuso, província de Malanje, deu início, terça-feira, à campanha de colheita de milho da safra prevista de 13 mil toneladas plantadas em 1200 hectares de terras.

07/02/2024  Última atualização 08H02
Malanje lidera produção de milho no país com Bié e Huambo © Fotografia por: DR

O acto foi testemunado pelo ministro da Agricultura e Florestas.

Francisco de Assis lembrou, na abertura, que a sementeira desta safra foi lançada a 7 de Setembro de 2023 pelo Presidente da Republica, João Lourenço.

De acordo com o ministro, Malanje é, neste momento, o maior produtor de milho no país. A província reúne, também, o maior número de  empresas do sector agrícola a produzir milho, num ranking de três províncias, integrado por Bié e Huambo.

O trabalho que está a ser desenvolvido pela Fazenda Lutete agrada ao governante e o desempenho dos técnicos resulta na colheita de 10 toneladas do cereal por hectar.

Um outro dado sublinhado pelo ministro da Agricultura e Florestas é o profissionalismo dos jovens operadores de máquinas envolvidos na colheita do milho.

Dados avançados pelo ministro indicam que, actualmente, Angola tem uma produção  de 4,5 milhões de toneladas de milho, quantidade ainda insuficiente para  satisfazer as necessidades do mercado. É previsão do sector que, até ao final do ano, a cifra atinja pouco mais cinco milhões de toneladas.

Francisco de Assis lembra que, em termos de produção de milho, Angola só poderá sentir um pouco de tranquilidade quando for possível atingir uma produção de mais de 10 milhões de toneladas.

Segundo o director da Fazenda Quizenga Lutete, Félix Tchissapa, a empresa está ainda a produzir soja em regime experimental num espaço de três mil hectares. Esta última iniciativa gerou 60 empregos directos. A Fazenda conta com três silos, com capacidade para mais de oito mil toneladas, e 19 pivôs para a rega, devido ao facto de a produção do milho ser em cadeia de sequeiro. Esta opção é também para se estar prevenido em caso de estiagem (seca prolongada).

A ocasião do lançamento da campanha de colheita de milho serviu também para a entrega de contratos de concessão de direitos de exploração de terras a 20 jovens agricultores no Pólo Agro -Industrial de Capanda. Cada um dos jovens deverá cultivar dois hectares para a produção de milho, batata-rena e feijão. Os mesmos contam com um financiamento de cinco milhões de kwanzas.

Ao todo, o projecto prevê assentar 200 jovens agricultores da comuna de Quizenga, o que vai beneficiar 200 famílias da comunidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia