Política

Presidente efectua visita oficial à República da Coreia

O Presidente da República, João Lourenço, chega hoje a Seul, República da Coreia, para uma visita oficial de dois dias.

28/04/2024  Última atualização 06H24
Presidente deixou ontem Lisboa com destino a Seul © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

De acordo com um comunicado da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial, enviado ao Jornal de Angola, o programa da visita do Chefe de Estado estabelece como pontos mais altos conversações com o Presidente coreano, Yoon Suk-Yeol, a assinatura de acordos para o reforço da cooperação bilateral e um encontro de cortesia com o presidente da Assembleia Nacional, Kim Jin-Pyo.

No decurso desta visita oficial à Coreia, com início amanhã, Angola e o país asiático vão realizar um fórum económico, em cujo acto de abertura o Chefe de Estado angolano usará da palavra.

A visita do Presidente João Lourenço termina terça-feira, o mesmo dia em que deixará Seul.

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encontra-se, desde ontem, em Seul, para integrar a delegação que vai acompanhar o Presidente da República, João Lourenço, na visita oficial de dois dias ao país asiático, a partir de amanhã.

Segundo um comunicado de imprensa enviado ao Jornal de Angola, à chegada, na Base Aérea Militar de Seul, o chefe da diplomacia angolana foi recebido pela directora da Divisão África-1 do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Coreia, Park Yoonrae, pelos directores da Direcção Ásia, da Cooperação Internacional, da Direcção Jurídica, Tratados e Contencioso, todos do MIREX, respectivamente Miguel Dialamicua, Carlos Sardinha e Domingos da Silva Coelho, e pelo conselheiro da Embaixada de Angola na Coreia, Rodrigo Bernardo de Sousa.

A República da Coreia regista um bom ritmo de crescimento económico e faz parte do grupo de países que constituem os "Tigres Asiáticos”, cuja tecnologia é adaptável aos países subdesenvolvidos, de que se torna necessário tirar partido.

As actividades comerciais da Coreia são transaccionadas pela moeda Won sul-coreana.

O país ocupa, actualmente, a 13ª posição no ranking mundial, com um PIB (nominal) de 1,71 triliões de dólares norte-americanos. A sua estrutura produtiva assenta principalmente nos sectores da Indústria, das Novas Tecnologias e das Finanças.

A cadeia produtiva da República da Coreia é composta por bens agro-pecuários como o arroz, culturas de raízes, cevada, legumes, gado bovino, suíno, ovino e frutas, mas a piscatória não é excluída na economia do país.

A exportação é um grande vector de crescimento económico no país, que tem como principias produtos os equipamentos de telecomunicações, semicondutores, computadores, automóveis, aço e navios, com principais destinos para a República Popular da China, os Estados Unidos da América e o Japão.

Angola e a Coreia sempre tiveram relações excelentes e com vantagens mútuas. Ambos os países trocam visitas aos mais variados níveis e consultam-se regularmente sobre assuntos domésticos e internacionais de interesse bilateral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política