Mundo

Manaus, no Brasil, entra em colapso

Há relatos da morte de alas inteiras de hospitais por asfixia na capital do Amazonas. Para os especialistas, nova variante com mais potencial de transmissão e pressão de negacionistas contra o confinamento explicam o caos. Ministro da Saúde culpa chuva e recomenda Hidroxicloroquina

16/01/2021  Última atualização 18H15
© Fotografia por: DR
Repetindo o cenário de Março do ano passado, Manaus volta a ser o principal foco de propagação de Covid-19 no Brasil. A capital do Amazonas, no Norte do país, teve recorde de novos casos (3.816) ao longo de quinta-feira e os principais hospitais da cidade sofrem com falta de oxigênio. No estado, morreu mais gente em Janeiro de 2021 do que de Abril a Dezembro de 2020. Vídeos e áudios de médicos e de familiares de pacientes relatam "morte por falta de ar de alas inteiras de hospitais” e descrevem os centros de saúde como "câmaras de asfixia”. Celebridades doam oxigênio e outros estados oferecem-se para receber doentes.

"Estão a relatar que acabou o oxigênio em instituições hospitalares e serviços de pronto atendimento (...) sem oxigênio, os hospitais viraram câmaras de asfixia (...) os sobreviventes devem ficar com sequelas cerebrais permanentes”, resumiu à imprensa o pesquisador Jesem Orellana, da Fundação Osvaldo Cruz-Amazónia, num relato corroborado pela administração do Hospital Universitário Getúlio Vargas, um dos maiores da cidade.

"A gente conseguiu salvar quem dava, quem podia”, lamentou o médico Anfremon D'Amazonas, numa rede social. "O nosso Governo, um Governo em que eu votei, tem sido negacionista. Relativiza tudo, banaliza tudo”.
Uma nova variante do vírus, com maior potencial de transmissão e reinfecção, encontrada em 42% dos testados na cidade, é considerada pelos cientistas a causa da nova vaga e dos recordes registados nos últimos dias de casos, de internações e de óbitos.


Negacionismo político

Mas outro culpado é o negacionismo político, dizem obsevadores. O governador do Amazonas, Wilson Lima, quis endurecer a estratégia de confinamento durante o Natal e o fim de ano, mas sucumbiu à pressão de associações de comerciantes e do Governo federal. O relaxamento dessas medidas foi comemorado na ocasião pela deputada Bia Kicis:
"A pressão do povo funcionou também em Manaus. O governador do Amazonas voltou atrás no seu decreto de lockdown. Parabéns, povo amazonense, vocês fizeram valer o vosso poder!”, escreveu na ocasião.

Confrontado com a situação, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, culpou a chuva e recomendou tratamento precoce - algo que, segundo a ciência, não existe.
"No período chuvoso, a humidade fica muito alta e você começa a ter complicações respiratórias”, disse o general, terceiro titular da pasta, depois do Presidente Bolsonaro ter demitido dois médicos do cargo.

Para Pazuello, faltou também tratamento precoce, como hidroxicloroquina e outros produtos recomendados pelo Presidente Jair Bolsonaro, mas cuja eficácia não foi comprovada.
Sobre a situação, Bolsonaro disse que "está complicada” e, como o ministro, recomendou hidroxicloroquina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo