Mundo

Marine Le Pen deixa direcção do partido para candidatura às presidenciais de 2022

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, confirmou esta quinta-feira, 01, que deixa a direcção do partido União Nacional (RN, em francês) depois do verão, tendo em vista a sua candidatura às eleições presidenciais de França, em 2022.

01/04/2021  Última atualização 19H45
Líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen © Fotografia por: DR

"No próximo congresso, não, porque é um congresso que vai legitimar o candidato às eleições presidenciais e, portanto, tenho primeiro de ser reeleita, mas depois, sim, porque é necessário que eu não seja apenas a candidata da RN", afirmou a líder do partido, em entrevista ao jornal francês L'Incorrect, próximo da sua sobrinha Marion Maréchal.

"Com uma possibilidade de vitória nas eleições presidenciais, que nunca foi tão importante como agora, tenho de ser a candidata de todos aqueles que querem liderar a luta nacional", defendeu.

A líder da extrema-direita francesa disse, em Fevereiro, que "estava a considerar" desistir da direcção do seu partido para ser a "candidata presidencial de todos os franceses" embora "obviamente apoiada" pelo movimento que lidera.

Segundo o número dois do partido, Jordan Bardella, favorito à sucessão na liderança, a saída de Marine Le Pen deverá acontecer "provavelmente depois do verão".

A RN vai realizar o seu 17.º congresso no início de julho, estando previsto que valide sem contestação a candidatura de Marine Le Pen às eleições presidenciais.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo