Política

MAT pede maior atenção à educação da jovem mulher

Elizandra Major

Jornalista

O ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, apelou, por sua vez, à necessidade de uma atenção especial à educação da jovem mulher, de modo a reduzir a pobreza e garantir a prosperidade das famílias.

22/03/2024  Última atualização 08H07
Ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca © Fotografia por: Dombele Bernardo| Edições Novembro
Dionísio da Fonseca, que falava à imprensa, no final do 1º Workshop Nacional da "Mulher Líder na Governação Local", disse que investir na educação da jovem mulher é um factor determinante, sobretudo para prevenir a sexualidade e a gravidez indesejadas.

O governante informou, ainda, que toda a acção política e governativa deves olhar para as mulheres como um factor de desenvolvimento nacional.

Dionísio da Fonseca disse, igualmente, que estão a ser garantidas que todo o trabalho em curso no domínio do empoderamento da mulher e da garantia da equidade de género elevem o contributo para o desenvolvimento nacional.

"Angola já é uma referência no plano africano e internacional em relação ao tema do empoderamento feminino", destacou.

Dionísio da Fonseca sublinhou, ainda, que o 1º Workshop Nacional da "Mulher Líder na Governação Local" teve como objectivo fundamental a troca de experiências entre actuais e anteriores governantes, que partilharam os seus desafios e experiências no domínio da gestão pública ao nível municipal.

No encontro, em que participaram mulheres das 18 províncias do país, e prelectoras de Cabo Verde, Moçambique, entre outras, o director do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local (PASCAL), Pablo Lopez, disse que a organização que dirige tem estado a trabalhar para aumentar a participação da mulher em plataformas de governação participativa, por forma a construir uma sociedade mais inclusiva, justa e equitativa.

Pablo Lopez referiu que o grupo PASCAL, que conta com o apoio da União Europeia, tem estado a trabalhar incansavelmente para aumentar a participação da sociedade civil, subrepresentados com mulheres e jovens, em plataformas de governação participativa.

O responsável disse ser fundamental que as mulheres sejam ouvidas, respeitadas e incorporadas nas decisões que moldam o futuro colectivo do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política