Desporto

Ministério e FIBA-África assinam contrato oficial

Juscelino da Silva

Jornalista

O Ministério da Juventude e Desportos, a Federação Angolana de Basquetebol e a FIBA-África assinam, hoje, às 18h30, na tenda do Restaurante Alma, distrito de Talatona, o contrato oficial de realização da 31.ª edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol sénior masculino, a decorrer em Angola no mês de Agosto de 2025.

13/04/2024  Última atualização 08H00
© Fotografia por: DR

Liderada pelas altas figuras das três instituições, a cerimónia vai contar com as presenças do ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, dos presidentes da FAB, Moniz Silva, e da FIBA-África, Aníbal Manave.

Além de Aníbal Manave, a delegação estrangeira é composta pelo secretário-geral, Alphonse Bilé, e director de Competições, Julien Farran. A secretária do Estado para o Desporto, Teresa Ulundo, e os altos funcionários do Minjud e da FAB testemunham o evento.

Depois da assinatura do contrato oficial, o programa da actividade contempla um jantar oficial , oferecido à delegação visitante, seguido de um momento cultural. Amanhã, a equipa de Aníbal Manave vai desfrutar dos pontos turísticos de Luanda e, na segunda-feira, viaja para as cidades de Benguela e da Huíla, onde vai constatar as condições hoteleiras e de pavilhões, responsabilidades do Executivo angolano.

O vice-presidente da FAB, Sílvio Lemos, assegurou estarem  criadas todas as condições administrativas para o sucesso da organização do maior evento de basquetebol no continente.

A presença da delegação da FIBA-África só acontece agora, devido às mudanças de chefias no Ministério da Juventude e Desportos, a saída de Palmira Barbosa e a entrada de Rui Falcão. A primeira visita estava prevista para Fevereiro do corrente ano.

Angola candidatou-se à organização do Afrobasket'2025,  no âmbito das festividades dos 50 anos de independência nacional, a celebrar-se a 11 de Novembro do próximo ano. O país acolheu a competição em três ocasiões: 1989, 1999 e 2007 e conserva na galeria 11 troféus de campeão africano. O primeiro aconteceu em 1989 em Luanda, sob liderança técnica de Victorino Cunha, e o último, em 2013, na Côte d'Ivoire, com o treinador Paulo Macedo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto