Política

Ministro das Obras Públicas constata progressão de ravinas

Francisco Curihingana | Malanje

Jornalista

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, desloca-se hoje ao município de Massango, na província de Malanje, para constatar o nível de progressão de duas ravinas que ameaçam cortar a Estrada Nacional 140-A, que liga a sede provincial àquela circunscrição.

16/02/2024  Última atualização 10H55
Ministro (ao centro) esteve acompanhado pelo governador © Fotografia por: DR

Segundo o governante, que cumpre uma visita de 24 horas a Malanje, neste momento  está a efectuar o desvio do tráfego, mas defendeu que "outras soluções” vão ser verificadas no terreno.

Outro assunto que domina a visita do ministro a Malanje tem a ver com a questão habitacional, à luz da aprovação, para a província, da construção de 2.500 habitações. "Também viemos ver, com o Governo provincial, como é que estamos nesse aspecto, bem como a definição dos locais”, disse Carlos Alberto dos Santos, adiantando que já há um trabalho de base.

Morro de Cabatuquila

O ministro verificou, ontem, o deslizamento de terras no morro de Cabatuquila, provocado pelas chuvas que se abatem incessantemente sobre aquela região da província de Malanje.

"Houve quedas de chuvas intensas que acabaram por criar alguma infiltração, provocando retenção não só nos solos, mas também nas rochas. Como vêem, existe aqui, ao longo deste morro, uma mistura de solos e existe também a questão das rochas”, explicou Carlos Alberto dos Santos.

Segundo o governante, a saturação provocada teve como consequência uma retenção muito grande de água, o que criou instabilidade a nível dos solos. Como consequência, disse, houve o deslizamento de terras.

Carlos Alberto dos Santos informou, entretanto, que medidas de urgência foram tomadas para a criação de um piquete permanente que controla a circulação das viaturas no local, para prevenir outras situações.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política